Participamos do

Infectologista Ho Yeh Li recebe homenagem e se torna personagem da Turma da Mônica

De acordo com a Maurício de Sousa Produções, a doutora Ho ingressa ao hall do Donas da Rua da História, como forma de inspirar o protagonismo feminino
11:01 | Mai. 07, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A infectologista Ho Yeh Li, se tornou a mais nova personagem da Turma da Mônica, como a primeira cientista homenageada no projeto Donas da Rua, da Mauricio de Sousa Produções (MSP). A médica participou da operação que trouxe de volta 34 brasileiros que estavam sitiados em Wuhan, epicentro da crise do novo coronavírus, ainda em fevereiro. A personagem escolhida para interpretar a infectologista foi Keika.

O projeto Donas da Rua marca o compromisso da MSP como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres e Pacto Global. A iniciativa pretende fazer tributo a profissionais mulheres da área da saúde, buscando formas de inspirar as meninas a ganharem mais espaço e protagonismo no campo do saber.

A partir de dados do censo do IBGE, a MSP destaca que as mulheres são a principal força de trabalho da saúde, nos setores público e privado, respondendo por 65% dos mais de seis milhões de profissionais, tanto nas atividades diretas de assistência em hospitais, quanto na Atenção Básica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Magali dá dicas sobre alimentos em nova cartilha da Turma da Mônica contra o coronavírus

Para Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, é muito interessante ver o protagonismo das mulheres no combate ao coronavírus. "A exemplo da Ho Yeh Li, o papel das mulheres na ciência é muito forte, mas pouco evidenciado. Nosso papel é apresentá-las às meninas para que se sintam motivadas e inspiradas", completa. De acordo com a MSP, outras profissionais da área da saúde devem ser homenageadas.

Conheça Ho Yeh Li, a infectologista homenageada

A doutora Ho nasceu em Taiwan e veio para o Brasil em 1983, onde se naturalizou e cursou medicina na Universidade de São Paulo. Atualmente, ela é coordenadora da UTI de infectologia do Hospital das Clínicas em São Paulo Ho Yeh Li.

A médica foi a única infectologista escolhida para acompanhar a missão que trouxe de volta os brasileiros sitiados em Wuhan, epicentro da crise do novo coronavírus. Pela sua trajetória, Ho está no topo da lista dos mais conceituados especialistas do país nesta área, sendo, também, a maior referência no tratamento da febre amarela.

Projeto Donas da Rua

Em uma de suas áreas, o Donas da Rua da Ciência, tem como objetivo resgatar a trajetória de pesquisadoras e cientistas que marcaram a humanidade com suas ações. O projeto pode ser conferido no site.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar