PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Agentes de segurança do Ceará recebem 10 mil máscaras contra coronavírus

A distribuição será feita para as quatro forças de segurança do Estado

Alan Magno
20:56 | 29/04/2020
Máscaras são destinadas a policiais civis e militares, bombeiros e profissionais da perícia forense no Ceará (Foto: FCO FONTENELE)
Máscaras são destinadas a policiais civis e militares, bombeiros e profissionais da perícia forense no Ceará (Foto: FCO FONTENELE)

Profissionais de segurança do Ceará receberam mais um lote de máscara para proteção individual contra o novo coronavírus nesta quarta-feira, 29. Ao todo, foram doadas 10 mil unidades feitas com malha dupla de tecido 100% algodão pela Prefeitura de Fortaleza. O material funciona como uma proteção ao patógeno causador da Covid-19.

A doação de hoje soma-se ao primeiro lote de máscaras para os agentes de segurança do Estado, adquirido na última sexta-feira, 24. As 20 mil máscaras serão distribuídas da seguinte forma: 14 mil unidades para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), 2.800 para a Polícia Civil do Estado (PCCE); 2 mil para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); e 1.200 para a Perícia Forense do Estado (Pefoce).

A medida busca reforçar as ações adotadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) para assegurar a preservação da saúde dos profissionais de segurança pública no Estado. A pasta estadual soma esforços com o governo municipal na obtenção dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) dos profissionais.

>>> Agentes de segurança morrem no Ceará e causas não são divulgadas pela SSPDS

A SSPDS informou que está com processo de destinação de verba para a compra de mais dois lotes do material para distribuir entres os profissionais e servidores da Secretaria. A projeção é alcançar, em breve, 80 mil máscaras. O equipamento de proteção é reutilizável, mas o governo do Estado reforça que deve ser utilizado de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde (MS).

Dentre os cuidados necessários com o uso das máscaras, o MS destaca que uma máscara devem ser utilizada por, no máximo, duas horas. Após este período, é necessário fazer a troca para garantir o potencial de proteção. Por isso, é recomendado que as pessoas portem uma sacola para guardar a máscara quando for trocá-la.

Uma vez utilizadas, as máscaras de pano devem ser lavadas antes de serem reutilizadas. Para higienização, o Ministério da Saúde recomenda que o material seja deixado de molho por dez minutos com água sanitária e depois lavadas normalmente.

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >