Participamos do

Governo do Estado terá canal de verificação de boatos e informação falsas sobre coronavírus

O portal será disponibilizado para acesso da população a partir desta quarta-feira, 28, pelo governo estadual

O governo estadual do Ceará irá lançar nesta quarta-feira, 28, portal exclusivo para verificação de boatos e informações falsas sobre coronavírus. O objetivo é reunir as chamadas "fake news" (notícias falsas), sobre a Covid-19 e publicar a informação correta correspondente, com base em fontes e estudos científicos. O anúncio foi feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), durante pronunciamento ao vivo pelas redes sociais nesta terça-feira, 27.

Ao anunciar o portal, Camilo disse que estava fazendo um desabafo, pois estava surpreso com a propagação de informações falsas sobre o novo coronavírus e demais situações referentes à pandemia de Covid-19. Ele destacou que estava assustado com a grande quantidade de material fraudado que está circulando no Estado. Ele disse estar indignado com “a forma com que estão tratando esse momento tão sério e tão grave que é a pandemia de Covid-19”.

Camilo questionou quais seriam os interesses das pessoas que criam tais boatos. Para o governador, tal ação apenas atrapalha no serviço de enfrentamento à pandemia que está sendo desenvolvido pelo Estado. “Temos que deixar a política de lado, a questão partidária, ideológica. Todos devemos estar unidos com um único objetivo: salvar vidas”, completou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O posicionamento do Estado, tem sido de transparência quanto aos dados referente a nova doença, segundo Camilo. No dia 16 de abril, o Ceará chegou a liderar o ranking de transparência quanto aos dados referentes a situação do coronavírus no Brasil. Diante do grande número de dos boatos e informações falsas disseminados no Ceará, Camilo se mostrou decepcionado. “É muita maldade”, exclamou.

Camilo reforçou que as pessoas poderão checar por si mesmas toda informação sobre o novo coronavírus que for identificada como viral nas redes sociais no Ceará.

O governador afirmou que, para um melhor enfrentamento da pandemia, é necessário estarmos todos alinhados com a informação correta sobre o que está acontecendo. “Vamos nos manter firmes levando a informação verdadeira, com seriedade, a orientação para que a gente possa superar esse momento”, destacou ao reafirmar o lançamento do portal de verificação por parte do governo estadual.

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar