Participamos do

Ceará é o estado com maior transparência de dados sobre coronavírus no Brasil

Ainda de acordo com a avaliação, o Ceará subiu pontuações, de 60, na última divulgação, para 95 nesta atual, por ter voltado a disponibilizar base de dados em formato aberto
21:14 | Abr. 16, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

De acordo com estudo da empresa Open Knowledge Brasil (OKBR), o Ceará lidera, junto com Pernambuco, o ranking de transparência na divulgação de dados sobre o novo coronavírus no Brasil. O Estado tem pontuação 95, considerada de nível alto, conforme os parâmetros da OKBR.

O indicador analisou o IntegraSUS Ceará, plataforma de transparência de informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), onde são disponibilizados para profissionais e saúde e população, indicadores da Covid-19 como hospitalizações, boletim epidemiológico, notificações, óbitos e mapas analíticos.

“A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE) disponibilizou os microdados (dados abertos e ainda mais detalhados, caso a caso), o que levou o estado ao primeiro lugar do ranking”, pontua a empresa que divulgou o ranking.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para Magda Almeida, secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, o Ceará avançou no quesito da diversidade de informações. "Uma das primeiras coisas em avançar é a gente reunir vários dados. Então isso fala muito da nossa Vigilância Epidemiológica e Laboratorial, como a gente está conseguindo juntar essas bases para produzir esses dados e disponibilizá-los da forma mais acessível possível, para as pessoas usarem e interagirem com eles", afirma.

Taxa de ocupação de leitos

Conforme o boletim da OKBR, 78% dos estados brasileiros não divulgam a taxa de ocupação de leitos hospitalares. Apenas o Ceará e o Piauí trabalham com esses dados. Maranhão, Espírito Santo, Paraná e Rio de Grande do Sul informama a quantidade de internações em leitos exclusivos para a doença. 64% dos estados não publicam informações consideradas "suficientes".

Ainda de acordo com a avaliação, o Ceará subiu pontuações, de 60, na última divulgação, para 95 nesta atual, por ter voltado a disponibilizar base de dados em formato aberto e incrementado. Esta é a terceira avaliação feita pela empresa.

Ranking do 1º ao 10º lugar

1º Ceará e Pernambuco
2º Espírito Santo
3º Rio de Janeiro, Paraná, Maranhão
4º Piauí
5º Rio Grande do Norte, Governo Federal, Amapá
6º São Paulo
7º Rio Grande do Sul
8º Santa Catarina, Minas Gerais
9º Amazonas
10º Tocantins

Covid-19 no Ceará

O Ceará registrou mais 11 mortes por coronavírus em última atualização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), chegando a 135 óbitos. O Estado possui 2.413 casos confirmados, conforme a plataforma IntegraSUS, às 17h15min desta quinta-feira, 16 de abril. Da noite de quarta-feira até a manhã desta quinta, foram 122 casos a mais confirmados.

Segundo o informe, 10.614 casos estão em investigação e o número de testes feitos atingiu a marca de 14 mil. A letalidade é de 5,6%. Dos 184 municípios cearenses, 75 possuem casos confirmados da doença. Fortaleza segue como o município com maior número de casos e de óbitos, 2.041 e 96, respectivamente.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar