Participamos do

Prefeitura de Fortaleza estima que Barra do Ceará tenha 900 casos de coronavírus; Mais de 800 deles não estão registrados

Órgão passa a trabalhar com estimativa recomendada por OMS, com número de mortes como novo marcador de risco
15:53 | Abr. 20, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

De acordo com estimativa realizada pela prefeitura de Fortaleza, a Barra do Ceará pode ter 900 casos do novo coronavírus, a Covid-19, sendo mais de 800 desses não registrados. O prefeito Roberto Cláudio informou, na tarde desta segunda-feira, 20, que região tem 31 casos confirmados da doença e 9 mortes em decorrência dela, afirmando que prefeitura trabalha agora com o número de óbitos como novo marcador de risco, estimando pelo menos 100 casos para cada óbito. Dessa forma, a Barra do Ceará seria a região em situação mais crítica do Estado, com 900 casos da patologia.

Segundo RC, muitas pessoas sentem os sintomas da Covid-19 e não fazem o exame, ou procuram o hospital já quando o quadro de saúde apresenta um agravante. Devido a ausência de uma testagem mais ampla, o mapeamento da situação do novo coronavírus apenas pelo número de confirmações da patologia no Estado pode não ser o suficiente, de acordo com o prefeito.

Roberto Cláudio mostrou ainda que bairros como Barra do Ceará e José Walter apresentam menos casos confirmados do que Meireles ou Aldeota, mas têm um maior de número de mortes em decorrência da doença. A “incompatibilidade” foi usada pelo prefeito como justificativa para explicar a adoção do novo marcador de risco, que seria uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Higienização nos bairros

Ainda na tarde desta segunda um caminhão vaporizador deve ser utilizado para higienizar os bairros de Fortaleza que apresentam um maior número de óbitos em decorrência da patologia. A primeira região escolhida é o Cristo Redentor, onde há quatro mortes por Covid-19. A tecnologia veio da China e deve percorrer os bairros expelindo uma "substância capaz de combater o vírus".

 

Bairros em Fortaleza com maior número de óbitos por Covid-19

Barra do Ceará (9)

José Walter (8)

Meireles (7)

Vicente Pinzon (7)

Fátima (6)

Jangurussu (5)

Cais do Porto (5)

Aldeota (4)

São João do Tauape (4)

Cristo Redentor (4)

Granja Lisboa (4)

Joaquim Távora (3)

Messejana (3)

Alto da Balança (3)

Cocó (2)

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar