Participamos do

Barra do Ceará é o bairro de Fortaleza com mais mortes por coronavírus

De acordo com estimativa da Prefeitura, região teria ainda mais de 800 casos não registrados da doença
18:21 | Abr. 20, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Depois de ostentar a maior taxa de letalidade do coronavírus entre os bairros de Fortaleza, a Barra do Ceará atingiu nova marca negativa. É agora a região com maior número de óbitos em decorrência da Covid-19. De acordo com informações do prefeito da Capital, Roberto Cláudio (PDT), o bairro registrou 9 óbitos até o início da tarde desta segunda-feira, 20, com 31 casos confirmados da doença — letalidade de 29%.

De acordo com o chefe do Executivo municipal, apesar de não ser o bairro com o maior número de casos da doença, a Barra é a que tem mais casos de mortes pela patologia, revelando uma “incompatibilidade” nos números. O prefeito justifica o desnível pela subnotificação, já que, segundo ele, as pessoas deixam para procurar o hospital já quando estão em estado grave. Dessa forma, é possível que as mortes em decorrência da doença estejam acontecendo sem que as vítimas tenham sido registradas como casos positivos anteriormente.

Para conseguir um mapeamento de casos mais preciso, a Prefeitura começou a utilizar o número de óbitos como novo marcador de risco. Segundo Roberto Cláudio, a estimativa em que o órgão trabalha agora é de 100 casos confirmados por morte. Dessa maneira, com 9 óbitos confirmados em decorrência da doença, a Barra do Ceará teria 900 casos confirmados em média, 800 a mais do que registra. Além ser o bairro com o maior número de mortes da Capital, ela também apresentaria um quadro preocupante no que diz respeito as confirmações de Covid-19.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Descumprimento de isolamento

O POVO esteve presente nas ruas da Barra do Ceará na última quinta-feira,16, e percebeu grande aglomeração nos espaços públicos da região. Mesmo diante das recomendações para evitar sair de casa moradores formavam agrupamentos, embora algumas pessoas utilizassem máscara. Na última semana o bairro já registrava a maior taxa de mortalidade da Capital, com 6 mortes em decorrência da Covid-19 confirmadas.

Bairros em Fortaleza com o maior número de óbitos*

Barra do Ceará (9)

Conjunto Prefeito José Walter (8)

Meireles (7)

Vicente Pinzon (7)

Fátima (6)

Jangurussu (5)

Cais do Porto (5)

Aldeota (4)

São João do Tauape (4)

Cristo Redentor (4)

Granja Lisboa (4)

Joaquim Távora (3)

Messejana (3)

Alto da Balança (3)

Cocó (2)

*até o inicio da tarde desta segunda-feira, 20

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

coronavírus, coronavírus em fortaleza, coronavírus na barra do ceará, número de coronavírus na barra do ceará

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar