PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Conspiradores culpam Bill Gates pela pandemia de coronavírus

Grupos antivacina e de direita alegam que Gates pretendia usar a pandemia para se promover

Ismia Kariny
12:32 | 17/04/2020
Bill Gates (Foto: Nicolas ASFOURI / AFP)
Bill Gates (Foto: Nicolas ASFOURI / AFP)

Teorias da conspiração culpando Bill Gates pela pandemia de coronavírus ganham repercussão na Internet. O discurso feito pelo cofundador da Microsoft na plataforma Ted Talk, em 2015, destaca que o risco para a humanidade não era uma guerra nuclear, mas um vírus que pudesse infectar e ameaçar a vida de milhões de pessoas. Segundo os conspiracionistas, o empresário teria criado o novo coronavírus para se promover. As informações são do portal de notícias da UOL.

Leia também | EUA: Vacina da Covid-19 financiada por Bill Gates começa a ser testada

Levantamento feito pela empresa Zignal Labs aponta que, no Facebook, já foram publicadas mais de 16 mil postagens falsas envolvendo o nome de Gates. No YouTube, os dez vídeos mais populares que espalham mentiras sobre o empresário, postados entre março e abril, acumularam quase cinco milhões de visualizações.

De acordo com o The New York Times, grupos antivacina e especialistas da direita são os responsáveis por divulgar o vídeo intitulado “O próximo surto? Não estamos prontos”, publicado há cinco anos na plataforma Ted Talk. Eles alegam que Gates pretendia usar a pandemia para benefício próprio, criando uma vacina contra a Covid-19, com propósitos de vigiar a população.

O empresário já doou mais US$ 150 milhões (aproximadamente R$ 785 milhões), a partir da Fundação Bill e Melinda Gates, com a proposta de contribuir para o enfrentamento da covid-19. Antes disso, Gates já estava custeando as pesquisas do laboratório Inovio Pharmaceuticals para uma possível vacina para a doença causada pelo novo coronavírus. O estudo já entrou na fase de testes em voluntários.