Participamos do

Conheça dicas de preparação para o Enem 2020 em plataformas digitais

Iniciativas de apoio a estudantes que farão o teste estão em TV, Spotify, Instagram e Youtube

Os candidatos do Ceará ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são destaques no Brasil, seja pela quantidade de inscritos ― em 2019, foram 329 mil, a 5ª unidade da federação em número de candidatos ― ou por notas máximas na prova de redação. Enquanto autoridades discutem se alteram ou não o cronograma do exame devido à pandemia do novo coronavírus, que suspendeu aulas em todo o País, O POVO lista dicas para estudar durante o isolamento social. As sugestões vão desde episódios em Podcasts a contas especializadas no Instagram.

O exame está previsto para ocorrer nos dias 1º e 8 de novembro deste ano. Quem pretende realizar a prova tem até amanhã, 17, para solicitar a isenção da taxa de inscrição e a justificativa de ausência, caso o estudante não tenha comparecido à prova na edição de 2019. Uma das novidades é a aplicação digital do Enem. A modalidade será executada em dezenas de cidades no Brasil. No Ceará, será possível realizar em Fortaleza, Quixadá e Sobral.

LEIA MAIS: Coronavírus: Vestibular 2020.2 da Uece é adiado

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com isso, Emanuela Fernandes, analista de projetos da Fundação Demócrito Rocha, destaca a necessidade de se adaptar às realidades concretas, como o exame digital. “É importante que o estudante consiga se adequar a esse período. A princípio, é importante que exista uma rotina de estudo, disciplina para cumprir horários e metas de estudos. Claro, apostar em conteúdos online”, sugere. 

Veja dicas de estudos para o Enem nas plataformas:

TV

A Secretaria da Educação (Seduc) e a TV Ceará (TVC) firmaram parceria para transmitir diariamente, de segunda a sexta-feira, às 14h, aulas voltadas aos conteúdos abordados no Enem. Cada aula terá cerca de 1 hora de duração. A ministração ocorre no canal 5.

Instagram

Dois perfis podem ajudar. A Fundação Demócrito Rocha tem cards direcionados só com dicas para o Enem. As postagens vão desde estratégia até preparação do aluno. Outra perfil referência no assunto é Casa do Saber. Durante o contexto pandêmico, as publicações foram adaptadas para discussões transversais ao tema do coronavírus.

Podcasts

Episódio: Como se preparar para o vestibular e o ENEM?

Neste episódio dedicado à preparação para o exame, o ouvinte acompanha as histórias da Vanessa e da Amanda e as dicas do Juliano de Melo Costa, professor de história, de filosofia e vice-presidente de educação da Pearson no Brasil.

Resumov - Como passar no vestibular e no Enem?

Em coletânea de 139 episódios, Susane Ribeiro, aprovados e professores contam quais materiais usar, quais técnicas de estudo são melhores, como aproveitar melhor o tempo para seguir o caminho da aprovação nos principais vestibulares do País.

Xadrez Verbal

Toda sexta-feira, Matias Pinto recebe Filipe Figueiredo, do Xadrez Verbal, para discutir as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate.

Enem sem frescura

Em 47 episódios sobre história, biologia e geografia, a irreverente Roberta Martins discute temas que podem ser cobrados no Exame Nacional. O último episódio é de fevereiro deste ano, mas o conteúdo é necessário e consistente para reforçar a preparação.

Youtube

Desenrolado Videoaulas

Produtora de conteúdo digital educacional, a Desenrolado disponibilizou uma lista de videoaulas gratuitas na plataforma do Youtube. A instituição também alimenta com conteúdo digital a plataforma Enem Action, mantida pela empresa Wyden Educacional. No material, professores explicam sobre seis disciplinas. Com foco em temas chames. Os vídeos são curtos e dá para maratonar em um fim de semana. 

ProEnem - Enem 2020

A iniciativa reúne dicas e resoluções de exercícios. Há transmissão ao vivo de conteúdo diariamente com os professores. Com bom humor, os mestres trabalham com atualidades e discussões teóricas. Uma playlist com história de outros estudantes também está disponível no canal. 

SAE Digital - Sistema de Ensino

Com 41,8 mil inscritos, a plataforma é um acervo de conteúdo educacional para estudantes de todas as etapas. No canal do veículo, há uma playlist com exercícios e atividades para cada ano do ensino médio. Para o terceiro ano, há foco para o Enem e vestibulares.

SAS Educação

O SAS desenvolve conteúdo para mais de 860 escolas e 290 mil alunos em todo o Brasil. No youtube, há material voltado exclusivo para o Exame Nacional. A playlist "Raio X Enem 2019" está disponível e, apesar de datada do ano passado, o conteúdo continua atual e útil.

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar