Participamos do

Obesidade também é fator de risco para o coronavírus; especialista alerta para tempo de isolamento sem exercícios

A obesidade e o sobrepeso podem levar ao desenvolvimento de doenças como a diabetes e a hipertensão
13:58 | Abr. 02, 2020
Autor Júlia Duarte
Foto do autor
Júlia Duarte Estagiária
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O avanço do coronavírus no mundo, junto às constantes descobertas da patologia, tem preocupado os especialistas em identificar os principais infectados, além de pessoas mais sucessíveis ao vírus.
Idosos, hipertensos, asmáticos, fumantes e diabéticos já são citados comumente nos grupos de risco. Entretanto, a obesidade passa a ser considerado um fator de risco para o coronavírus.

A endocrinologista do serviço de obesidade e cirurgia do Hospital César Cals, Cláudia Peter explica que o vírus se comporta diferente em uma pessoa obesa. Isso porque, segundo ela, o funcionamento do corpo fica mais suscetível a doenças, como se se a pessoas tivesse alguma deficiência imunológica.

Ela ressalta também que outro problema são as doenças que geralmente acompanham a obesidade e o sobrepeso. Entre elas, diabetes e pressão alta. " Muitas vezes começa com o paciente ganhando peso, junto ele vai somando uma hipertensão, e essa hipertensão pode levar a uma doença cardíaca. É uma teia, um amaranhado de problemas", comenta ela ao O POVO/CBN nesta quinta-feira, 2.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O tratamento do coronavírus, se contraído, é outra preocupação da médica. Como uma das complicações do coronavírus é o agravamento da falta de ar, o pacienta precisa ser internado e entubado, para ajudar na respiração. Ela analisa como os hospitais, no geral, não possuem camas adaptadas para pessoas obesas. Além disso, a profissional ressalta que o procedimento pode ser complicado pelas vias respiratórias já serem dificultadas.

Tempos de isolamento

A especialista faz um alerta a esse período de isolamento. A ansiedade de ficar em casa pode incentivar as pessoas a descontarem na comida e consumirem mais alimentos. Além disso, mais tempo em casa pode também resultar em menos exercícios. 

 Leia também | Saiba como cuidar de rotina de exercícios físicos durante a quarentena

Academias e professores realizam aulas de dança pelas redes sociais

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar