PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Católicos lançam corrente para celebrar a Semana Santa durante isolamento social no Ceará

Mensagem por WhatsApp pede para que fiéis coloquem um ramo verde em suas portas na véspera do período, como forma de "aclamar jesus" em silêncio

Gabriela Almeida
21:06 | 30/03/2020
Igrejas são alguns dos locais que devem ficar fechados após decreto do governador Camilo Santana
Igrejas são alguns dos locais que devem ficar fechados após decreto do governador Camilo Santana (Foto: Aurelio Alves/O POVO)

Em quarentena devido ao novo coronavírus, católicos lançaram uma corrente no WhatsApp como forma de celebrar o período da Semana Santa, que tem início neste domingo, 5. A ideia, de acordo com mensagem, é que todos os fiéis coloquem, ainda no sábado, 4, um ramo verde nos portões de suas casas ou em lugares visíveis, para "aclamar jesus" em silêncio. 

"Pode ser qualquer ramo verde que você consiga. Use um bem bonito. Isso serviria para, apesar do isolamento social, ficarmos ligados nas cerimônias da Semana Santa, aclamando Jesus, mesmo que silenciosamente", diz a mensagem que circula em forma de corrente pelo aplicativo.

O Ramo verde é utilizado nesse período como meio de "marcar a habitação do povo de Deus" , segundo Arquidiocese de Fortaleza. Instituição também chegou a usar suas redes sociais para orientar que os fiéis usassem o ramo nas portas de suas casas durante Domingo de Ramos, além de pedir para que "rezassem em recolhimento"

Celebração online

Devido ao decreto estadual de isolamento, estabelecido como meio de evitar disseminação do novo coronavírus, a covid-19, o Domingo de Ramos e todas as celebrações da Semana Santa acontecem nas igrejas católicas de Fortaleza apenas por meio de transmissões na internet. De acordo com informações da Arquidiocese da Capital, todas as igrejas que fazem parte da instituição realizam missas a portas fechadas, transmitindo momentos apenas pelas redes sociais.