Participamos do

Coronavírus: Fechadas, igrejas irão celebrar Domingo de Ramos de forma online

Marcando o inicio da Semana Santa, data será lembrada obedecendo a decreto estadual e a recomendações do Vaticano
16:39 | Mar. 30, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Marcando o início da Semana Santa, o Domingo de Ramos, que será no próximo dia 5, será celebrado nas igrejas católicas em Fortaleza apenas meio de transmissões na internet. De acordo com informações da Arquidiocese da Capital, todas as igrejas que fazem parte da instituição vão realizar missas de portas fechadas, transmitindo celebração apenas pelas redes sociais. Medida acata orientações da Santa Sé e obedece a decreto estadual de restrição a aglomerações, evitando a disseminação do novo coronavírus, a Covid-19. 

Na Catedral Metropolitana de Fortaleza, missa terá início às 8 horas e será transmitida ao vivo no Facebook da instituição e na TV Ceará. As outras igrejas realizam missas em horários próprios e cada paróquia irá transmitir em sua rede social, segundo informou a Arquidiocese. As celebrações não vão contar com a presença de fiéis para que “sacerdotes e demais presentes não corram o risco de contaminação pela doença”.

O “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor" é uma comemoração cristã que celebra a entrada de Jesus em Jerusalém e acontece no domingo antes da Páscoa. Em uma postagem no Instagram, a Arquidiocese chegou a dar algumas orientações para que os cristãos possam passar o período religioso sem desobedecer a quarentena. Entre elas, “rezar em recolhimento” e colocar ramos na porta de casa ou em lugares visíveis. Considerado pela religião como um hábito que “marca a casa do povo de Deus”, a distribuição de ramos na data também foi incentivada por meio de uma corrente que circulou no WhatsApp.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com decreto estadual determinado no dia 19 deste mês e prorrogado no último domingo, 28, serviços considerados “não essenciais” ao funcionamento público, como igrejas, não devem exercer atividades para que o risco de contaminação pela Covid-19 diminua. De acordo com boletim atualizado nesse domingo, 29, pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Estado já contabiliza 359 casos e 5 óbitos em decorrência da patologia. 

Semana Santa

As celebrações que acontecem durante a Semana Santa também serão transmitidas. De acordo com A Arquidiocese de Fortaleza, a Santa Sé fez ainda uma série de recomendações para que o momento religioso pudesse ser celebrado em meio à pandemia. Ações como procissões, o “ato do lava pé” e espetáculos, entre outros, serão omitidos, com a possibilidade que que alguns ainda sejam remarcados posteriormente.

Confira horário das missas que serão transmitidas na Catedral

Domingo de Ramos e da Paixão: 8 horas
Quinta-feira Santa - Missa da Ceia do Senhor: 18h30min
Sexta-feira Santa - Celebração da Paixão e Morte do Senhor: 15 horas.
Sábado Santo - Vigília Pascal: 18h30min

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar