Participamos do

Obras do hospital temporário no estádio Presidente Vargas atingem 10% de conclusão

Trabalhos no local serão intensificados na próxima semana para que entrega do equipamento aconteça no dia 20 de abril
15:03 | Mar. 29, 2020
Autor Áquila Leite
Foto do autor
Áquila Leite Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Repletas de polêmicas e até mesmo questionadas pelo Ministério Público do Estado (MPCE), as obras do hospital de campanha que está sendo construído no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, como forma de ampliar o número de leitos para o atendimento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19), atingiram 10% de conclusão neste domingo, 29. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, os trabalhos, iniciados na última segunda-feira, 23, serão intensificados ao longo da próxima semana, com cerca de 50 pessoas atuando diariamente até meia-noite. O principal objetivo do poder público é garantir a entrega do equipamento até o dia 20 de abril.

Na primeira semana de trabalho, as obras do hospital de campanha foram focadas na parte de infraestrutura, hidráulica e elétrica. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, a logística de aquisição, recebimento e entrega de insumos e materiais, assim como Equipamentos de Proteção Individual (EPI), camas e respiradores será "gradativamente efetivada ao longo do mês de abril". A estrutura hospitalar temporária contará, inicialmente, com 204 leitos, podendo esta capacidade ser ampliada para até 306, conforme a demanda necessária para atender pacientes infectados com o novo coronavírus.

Leia também | Ceará prepara mais de 1.150 novos leitos para pacientes com coronavírus

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Inicialmente, o hospital de campanha vai atender apenas a pacientes no perfil de enfermaria. Internações com necessidade de ventilação mecânica e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) serão direcionadas para o Instituto Dr. José Frota (IJF), onde atualmente já há 10 leitos com aparelhos de respiradores artificiais" destaca a Prefeitura, em nota. O poder público também garante que, até o fim de maio, o IJF contará com 175 leitos de UTI só para pacientes diagnosticados com a pandemia. Boa parte virá da estrutura do IJF2.

O hospital no Estádio Presidente, que possui uma área total de 3.500 metros quadrados (m²), também contará com farmácia, espaço administrativo, climatização, base de concreto, estrutura metálica e lonas com divisórias para acomodar os pacientes em isolamento. Além disso, os leitos utilizados para o atendimento possuem estrutura para ser utilizada como UTI, mas somente se for necessário, segundo a Prefeitura.

Questionada pelo MPCE sobre os motivos para escolher o estádio Presidente Vargas como destino para o hospital de campanha, e não outros equipamentos como o Centro de Eventos e o Centro de Formação Olímpica (CFO), a Prefeitura de Fortaleza alegou que, nesses locais, haveria a necessidade de reformas, além de quebradeira para implantar tubulações especiais de hospitais. Fora isso, o lugar também precisaria não ser totalmente fechado, tendo em vista que a renovação do ar é importante no combate ao coronavírus.

Na última sexta-feira, 27, tanto o MPCE como o Ministério Público Federal (MPF) estabeleceram um prazo de 10 dias para que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresente documentos comprovando a legalidade, necessidade e garantias para a instalação do hospital de campanha no estádio Presidente Vargas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar