Participamos do

Virologista orienta sobre o uso correto da água sanitária para higienizar ambientes

O produto diluído corretamente pode eliminar o vírus Sars-Cov-2 de superfícies
12:32 | Mar. 27, 2020
Autor Catalina Leite
Foto do autor
Catalina Leite Repórter do OP+
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A higiene pessoal e dos ambientes é essencial para evitar a contaminação pelo Sars-Cov-2. Pesquisas indicam a eficiência do álcool 70%, seguido do hipoclorito de sódio, conhecido como água sanitária. Na ausência do álcool, o mais indicado para eliminar o vírus, a água sanitária corretamente utilizada pode ser tão eficiente quanto.

Em entrevista à rádio O POVO/CBN, o virologista Mário Oliveira indica que o ideal é diluir duas colheres de chá de água sanitária em um litro de água normal. A partir daí, já é possível limpar as superfícies. No entanto, a dica do especialista é, se possível, mergulhar os objetos a serem limpos por ao menos 10 a 15 minutos na solução. Dessa forma, até o material genético do vírus é destruído. Caso contrário, a água sanitária ainda é eficiente, mas não mata 100% dos vírus.

Já para aquelas superfícies que não podem ser mergulhadas em recipientes, o importante é evitar usar o mesmo pano e não passar ele duas vezes no mesmo local. “Muitas vezes quando a gente passa o pano, se retira mecanicamente os microrganismos. Mas se passar novamente, é possível que eles se realoquem. Como se estivesse limpando e colocando de novo”, explica o virologista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Saiba como cuidar de alimentos e roupas para prevenir contaminação pelo coronavírus

Já para limpar alimentos como frutas e verduras, vale o mesmo método de mergulhar em um recipiente com a solução por no mínimo 15 minutos. Mário inclusive recomenda adicionar uma colher de chá de hipoclorito para um litro de água.

“Depois que os alimentos ficarem nessa solução, já dá para ser consumido. Como é uma solução baixa, você não vai sentir o cheiro ou o gosto. Você pode consumir sem problema nenhum”, confirma.

Ainda, o especialista reforça que o vinagre não é eficiente como o álcool 70% e a água sanitária para limpeza de ambientes, alimentos ou roupas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar