Participamos do

Lotéricas no Ceará têm filas durante pandemia de coronavírus

Pessoas vão de encontro as recomendações da OMS e se aglomeram a menos de um metro de distância da outra, correndo risco de contrair doença
19:55 | Mar. 26, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mesmo com as restrições de aglomerações estabelecidas pelo Governo do Ceará, elas continuam acontecendo em algumas Casas Lotéricas do Estado. O POVO observou uma grande movimentação em loterias, nesta quinta-feira, 26, que vai de encontro a orientações preventivas da Organização Mundial da Saúde (OMS), no combate ao novo coronavírus, a Covid-19. O Estado do Ceará permitiu que as lotéricas seguissem funcionando. A Prefeitura de Sobral chegou a proibir, mas o presidente Jair Bolsonaro baixou decreto liberando o funcionamento.

Filas enormes e clientes aglomerados. Em uma Casa Lotérica do Conjunto São Cristóvão, em Fortaleza, pessoas desobedeceram a orientação dada pela OMS, que pede para que se mantenha entre elas a distância de um a dois metros, evitando assim o contágio pela doença.

Clique na imagem para abrir a galeria

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A situação é a mesma em uma lotérica localizada em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Além de não evitarem sair de casa, como recomendado pelo Governo do Estado, moradores se organizavam em filas que permitiam a proximidade entres eles, sem levar em consideração o risco de contaminação.

De acordo com a OMS, uma característica do coronavírus é que ele pode ser transmitido pelo ar. Por isso, é necessário, entre outros, manter a distância de um a dois metros de pessoas. O risco de não seguir orientação e estabelecer proximidade é entrar em contato com o vírus por meio da tosse ou do espirro de alguém infectado e, por isso, acabar contraindo a doença pelo ar.

No dia 19 deste mês, o governo do Ceará, Camilo Santana, decretou uma série de restrições para combater a disseminação da Covid-19 no Estado, como o fechamento de atividades consideradas “não essenciais” por 15 dias. Casas Lotéricas, no entanto, foram consideradas uma “exceção”, funcionando normalmente.

Coronavírus no Ceará

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Ceará chegou a 235, de acordo com balanço realizado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 26. Estado tem três mortes confirmadas.

Confira as recomendações preventivas da OMS abaixo:

Lave as mãos frequentemente

Lave as mãos regularmente com álcool em gel ou com água e sabão. O álcool e o sabão matam vírus que podem estar nas mãos.

Mantenha distância social

Mantenha ao menos um a dois metros de distância entre você e pessoas que estejam tossindo ou espirrando. O vírus do Covid-19 é transmitido por gotículas que estão nos corrimentos nasais e saliva. A distância entre pessoas com sintomas de gripe evita que as gotículas cheguem a você.

Evite ficar tocando os olhos, nariz e boca

As mãos tocam todos os tipos de superfície e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz e boca. De lá, o vírus pode entrar no organismo e adoecer você.

Pratique a higiene respiratória

Ou seja, quando estiver rodeado de pessoas, cubra a boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir. Também é possível usar lenços, que devem ser descartados prontamente depois do uso - dobre-os com a parte usada para dentro, a fim de evitar que o vírus se espalhe.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde

Se você está se sentindo mal, fique em casa. Caso tenha sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde mais próximo. A partir da ligação, os agentes de saúde indicarão o que você deve fazer: se deve ficar em casa, se encaminharão um profissional, ou se você pode ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar