PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Coronavírus: ônibus serão higienizados sempre que voltarem à garagem; veja vídeo

A limpeza deve ser realizada pelo menos uma vez por dia e é de responsabilidade da empresa concessionária

Leonardo Maia
14:34 | 17/03/2020
De acordo com o Sindiônibus, não há um horário determinado que a limpeza deve ser feita e é realizada sempre que o veículo retorna para a garagem.
De acordo com o Sindiônibus, não há um horário determinado que a limpeza deve ser feita e é realizada sempre que o veículo retorna para a garagem. (Foto: MAURI MELO/O POVO)

Desde essa segunda-feira, 16, as empresas concessionárias dos ônibus de Fortaleza intensificaram a limpeza dos veículos devido ao avanço do novo coronavírus no Estado. O POVO teve acesso a um vídeo em que a limpeza de um dos coletivos é feita. Na gravação, os funcionários limpam os balaústres — uma das áreas com maior probabilidade para contaminação.

>> Saiba como se proteger do coronavírus no transporte público

A limpeza de cada veículo da frota deve ser feita pelo menos uma vez por dia e é de responsabilidade de cada empresa concessionária. De acordo com o Sindiônibus, não há um horário determinado que a limpeza deve ser feita e é realizada sempre que o veículo retorna para a garagem. Questionado pela reportagem, o Sindiônibus não soube informar uma média de quantas vezes esse procedimento é realizado.

As equipes envolvidas na limpeza são estabelecidas de acordo com o tamanho de cada empresa. O número, em geral, varia entre 15 e 35 funcionários. Como forma de prevenção, os ônibus também passarão a circular com janelas abertas, inclusive aqueles que têm ar condicionado, que correspondem a cerca de 40% da frota.

Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 16, Luiz Alberto Saboia, titular da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), afirmou que a abertura das janelas será feita completamente em até 24 horas. Ele justificou que é necessário fazer uma mudança na estrutura das janelas que são projetadas para ficar fechadas devido ao ar condicionado.

A adoção de um protocolo rígido de limpeza no transporte coletivo foi anunciada na tarde desta segunda-feira, 16, pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT). Entre as ações, além das limpezas diárias, os terminais vão contar com espaços para que as pessoas possam lavar as mãos antes e após embarques e desembarques.

Além disso, as aulas de escolas e universidades da rede pública do Ceará estão suspensas a partir desta quinta-feira, 19, por conta do novo coronavírus. De acordo com o governador do Estado, Camilo Santana (PT), as aulas ficam suspensas por 15 dias, para evitar o aumento da disseminação da patologia no Estado. Sabóia considerou que essa medida favorecerá a redução da ocupação no transporte público.