Participamos do

Coronavírus: Prefeitura de Fortaleza adota protocolo rígido de limpeza no transporte público

Entre medidas, estão limpeza diária de ônibus e espaços para lavar as mãos em terminais
18:33 | Mar. 16, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou, na tarde desta segunda-feira,16, a adoção de um protocolo rígido de limpeza no transporte coletivo. Entre ações, ônibus vão passar por limpezas diárias e os terminais vão contar com espaços para que as pessoas possam lavar as mãos antes e após embarques e desembarques. 

Medida foi tomada durante reunião do comitê de enfrentamento ao novo coronavírus, realizada nesta tarde. Após encontro, também foram informados a solicitação de cancelamentos de voos internacionais do Estado e a declaração de emergência em Saúde Pública do Ceará, por conta da patologia.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) afirmou por meio de nota que a higienização dos ônibus será intensificada, sendo realizada diariamente em toda a frota. Outra ação adotada será a abertura das janelas de todos os veículos, mesmo os equipados com ar-condicionado, para garantir uma maior circulação do ar no interior dos ônibus. A nota também garante que a frota continuará operando normalmente até segunda ordem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

>> Saiba como se proteger dentro do transporte público

CONFIRA NOTA NA ÍNTEGRA:

Nota - 16/03/20

O Sindiônibus, através das empresas de ônibus de Fortaleza e Região Metropolitana, juntamente com a Prefeitura de Fortaleza, através da Etufor, informa que as higienizações dos ônibus que já são realizadas diariamente em toda a frota serão a partir de agora intensificadas, como medida de prevenção ao novo Coronavírus, assim como as janelas de todos os veículos, inclusive com ar-condicionado, ficarão abertas para que o ar possa circular e também para evitar a redução da temperatura. A população pode ficar tranquila em relação à operação do transporte público, que atenderá sempre com frota suficiente à demanda.

Veja as recomendações da OMS para prevenir o novo coronavírus:

Lave as mãos frequentemente
Lave as mãos regularmente com álcool em gel ou com água e sabão. O álcool e o sabão matam vírus que podem estar nas mãos.

Mantenha distância social
Mantenha ao menos um a dois metros de distância entre você e pessoas que estejam tossindo ou espirrando. O vírus do Covid-19 é transmitido por gotículas que estão nos corrimentos nasais e saliva. A distância entre pessoas com sintomas de gripe evita que as gotículas cheguem a você.

Evite ficar tocando os olhos, nariz e boca
As mãos tocam todos os tipos de superfície e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz e boca. De lá, o vírus pode entrar no organismo e adoecer você.

Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
Quando estiver rodeado de pessoas, cubra a boca com a dobra do cotovelo ao espirrar ou tossir. Também é possível usar lenços, que devem ser descartados prontamente depois do uso - dobre-os com a parte usada para dentro, a fim de evitar que o vírus se espalhe.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde
Se você está se sentindo mal, fique em casa. Caso tenha sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar, ligue para o posto de saúde mais próximo. A partir da ligação, os agentes de saúde indicarão o que você deve fazer: se deve ficar em casa, se encaminharão um profissional, ou se você pode ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Quais os sintomas do novo coronavírus?
Os sinais do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum:

- Febre

- Tosse seca

- Cansaço

- Dificuldade para respirar em alguns casos

- Pode haver dores no corpo

- Congestão nasal

- Coriza

- Dor de garganta

- Há casos de diarreia

- Pode haver infecção do trato respiratório inferior, como nas pneumonias.

Há pessoas que não desenvolvem nenhum sintoma.

Período médio de incubação: cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias - período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar