Estudante usa comércio do pai para ajudar adolescentes a tirar títulos de eleitor
Dayane Coelho, de 16 anos, utiliza o computador e a impressora do mercado do pai, em Teresina; o procedimento é totalmente voluntário
A estudante Dayane Coelho, de 16 anos, tem ajudado outros adolescentes a tirar o título de eleitor e regularizar sua situação eleitoral. Utilizando o computador do comércio do pai, a jovem já auxiliou na regularização de mais de 50 títulos em Teresina, Piauí.
Dayane utiliza o computador e a impressora do mercado do pai, localizado no bairro Poti, em Teresina. O procedimento é totalmente voluntário e mesmo a impressão do comprovante é feita gratuitamente.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em entrevista à TV Clube, Dayane falou que a ideia surgiu após ter certa dificuldade em tirar o próprio título. Depois que entendeu e dominou o procedimento, decidiu ajudar outros futuros eleitores que poderiam ter as mesmas dúvidas.
O pai de Dayane, Edimar Coelho, informou que a família vai levar a iniciativa também para o bairro Vila Nova Esperança, na zona sudeste da capital piauiense. Segundo dados da Prefeitura de Teresina, apenas em 2019 o bairro obteve sistema regular de abastecimento de água.
Título de eleitor
O prazo para a regularização da situação do título de eleitor encerra no dia 4 de maio. Após a data, não será possível votar nas eleições de 2022.
O cadastro deve ser feito no site do TSE pelo sistema Título Net. Para a regularização eleitoral, é preciso anexar ao formulário eletrônico as fotos dos documentos a seguir:
- Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).
- Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).
- Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).
- Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (para homens com 19 anos que ainda não tenham título eleitoral).
Também é necessário fotografar em forma de selfie segurando, ao lado da face, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera. É proibida a utilização de qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão do rosto, tais como óculos, bonés ou gorros.
Atendimento presencial
A população também tem a possibilidade de ser atendida presencialmente em uma unidade da Justiça Eleitoral. O atendimento ocorre mediante agendamento, que pode ser realizado através do 148 (de segunda a sexta-feira, das 7 às 14 h) ou do site do TRE-CE.
Destaca-se que não é permitido o atendimento nem o acesso às unidades da Justiça Eleitoral de pessoas que não estejam utilizando a máscara cobrindo a boca e o nariz, simultaneamente, bem como que apresentem sintomas gripais. Também é necessária a apresentação de passaporte sanitário.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente