Se Taxa do Lixo for suspensa, Prefeitura devolverá dinheiro aos fortalezenses, diz secretária

Empresários pressionam Prefeitura de Fortaleza contra Taxa do Lixo em reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza

Se a Taxa do Lixo for suspensa, a Prefeitura de Fortaleza vai devolver o dinheiro e com correção monetária aos fortalezenses que já pagaram. A informação é de Flávia Teixeira, titular da Secretaria de Finanças do Município.

Ela está em evento com empresários na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, nesta sexta-feira, 28, onde a maior reclamação é sobre a cobrança.

Protestos e ação do MPCE contra a taxa do lixo pressionam Sarto em ano pré-eleitoral; ENTENDA

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Espero que não, mas caso haja (suspensão) e você tiver pago, o município vai restituir com correção monetária. Então, se determinada pessoa pagou a taxa, eventualmente, ela for suspensa vai acontecer a restituição", comentou.

Isso porque o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) entrou com uma ação de inconstitucionalidade nesta quinta-feira, 27, pela suspensão da taxa, que começa a ser cobrada nesta sexta-feira, 28, pela prefeitura de Fortaleza.

Além disso, segundo a titular, a Prefeitura ainda não foi notificada sobre o pedido de suspensão da taxa.

A secretária afirmou ainda que a aplicação da Taxa do Lixo vem sendo discutida desde o primeiro semestre de 2022 na Câmara dos Vereadores. Período em que, segundo ela, foi decidido que o município faria um estudo sobre a aplicação de uma taxa ou de uma tarifa.

A cobrança do lixo é vinculada ao consumo de água, pois ambos são classificados como saneamento e coleta de resíduos. Devido a isso, na escolha de uma tarifa, o valor, que hoje é referente a taxa, seria adicionado na conta de água dos contribuintes.

A Lei do Marco Legal do Saneamento, que regula essa arrecadação, dispõe dessas duas opções de cobrança. A titular da Secretaria de Finanças de Fortaleza declarou que a escolha da taxa em detrimento da tarifa foi pensada no menor impacto possível para o Município.

“Nesse caso da tarifa seria impositivo. A pessoa não ia conseguir pagar só o seu consumo de água. Ela teria que pagar água mais a tarifa imediatamente. Se não ela iria ficar inadimplente e poderia ter o corte da sua água. Então, você passou o ano de 2021 e 2022 inteiro estudando, qual era a possibilidade menos impactante pra cidade”, disse.

Sobre a forma que o reembolso será feito em caso de suspensão, Flávia diz que o Executivo municipal ainda vai se reunir para saber como fazer. Ela complementa ainda que a Prefeitura "não trabalha com plano B" e quando for notificada vai debater pra saber como vão prosseguir.

Petista lembra que irmão de Sarto foi contra Taxa do Lixo na era Juraci; VEJA

Com informações dos repórteres Lennon Costa e Giovana Feitosa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar