PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Esquerda recua e deve apoiar André para presidência da Câmara

2017-01-31 01:30:00

Wagner Mendes

wagnermendes@opovo.com.br


Após a direção nacional do PT orientar aos seus parlamentares aproximação com candidatos do presidente Michel Temer (PMDB) para a eleição da Mesa Diretora na Câmara dos Deputados, o partido voltou atrás e terá nova reunião hoje, com tendência a anunciar apoio ao cearense André Figueiredo (PDT).

[QUOTE1]

A mudança de orientação e o crescimento da tendência pró-PDT ocorreu após as bases do partido criticarem a movimentação de apoio a Rodrigo Maia (DEM-RJ) ou Jovair Arantes (PTB-GO), ambos apoiadores do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no ano passado.


Ao O POVO, o deputado Afonso Florence (PT-BA) afirmou que, apesar da possibilidade de a sigla apresentar na reunião de hoje candidatura própria, a tendência é de apoio ao nome do PDT na corrida pela presidência.


“Vem crescendo a estratégia de ter uma candidatura de oposição à base de Temer. Essa estratégia ganha força por causa da movimentação da militância nas redes sociais, e está havendo eventos pelo Brasil afora contra apoio a qualquer candidato da base do golpe”, avalia o ex-líder da bancada. Ainda de acordo com Florence, “André (Figueiredo) segue com chance” de acordo e a ideia de nome próprio da bancada petista é uma discussão “secundarizada”.

[QUOTE2]

Em nome de uma unidade entre as esquerdas na eleição da próxima quinta-feira, 2, quem avalia a possibilidade de apoio ao deputado do Ceará é o Psol. Em entrevista ao

O POVO
, o deputado federal Chico Alencar (Psol-RJ) diz que a orientação do partido pode ser nessa direção “desde que não seja um nome do PT”.


“É verdade que o André se colocou à disposição desde o ano passado. Eu diria que alguma viabilidade (de apoio) tem”, disse Alencar. Acordo com o PDT é defendido também pela ex-candidata à presidente Luciana Genro. A sigla também considera, assim como o PT, lançar candidatura própria.

[QUOTE3]

Nesse movimento, o PCdoB, que havia aprovado indicação de apoio à reeleição de Rodrigo Maia, deverá se reunir hoje em Brasília para a deliberação final. O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) afirmou que apesar da decisão inicial, a legenda poderá reavaliar a orientação após o recuo do PT. “Diante da (nova) situação do PT, vamos conversar”, ressalta o parlamentar.


Apoio

Quem tomou a dianteira nessa movimentação, além do PDT, foi a Rede que anuncia hoje apoio à candidatura de André Figueiredo. O pedetista disse estar otimista com as discussões na reta final da campanha eleitoral.

 

“Nosso diálogo com o PT está bem avançado. Temos a forte expectativa que na reunião da bancada eles venham manifestar esse apoio. Ainda estamos buscando o PCdoB”, ressaltou.

Adriano Nogueira

TAGS