PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Febre amarela: vacinar é a melhor solução

2017-02-04 17:00:00
NULL
NULL

[FOTO1]
1 O mosquito Aedes aegypti tem sido um grande problema no Brasil nos últimos anos. Além de transmitir a dengue, no ano passado foram constatados, também, casos de zika vírus transmitidos pelo mosquito. O ano mal começou e o Aedes aegypti já traz novos problemas, já que ele pode também transmitir mais um vírus perigoso, o da febre amarela, que invadiu Minas Gerais e está assustando todo o País.

 

2 O médico Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway, de Curitiba (PR), alerta que a febre amarela pode levar a óbito em menos de uma semana, se não for diagnosticada e tratada corretamente. Então, fique de olho nos sintomas para proteger você e sua família. Os sintomas mais comuns são febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Mas não é preciso entrar em pânico, porque a maioria das pessoas apresenta melhora após os sintomas iniciais.

 

3 O problema, segundo Lara Maia, cap da Imunize Clínica de Vacinação, em Fortaleza (CE), é que mais ou menos 15% dos pacientes, após a picada do mosquito, apresenta apenas algumas horas a um dia sem sintomas e, logo em seguida, desenvolve a forma mais grave da doença, rapidamente. Sofre com febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Dos pacientes graves, de 20% a 50% podem morrer.


4 O período normal para a febre amarela apresentar sintomas varia de três a seis dias, após a picada do mosquito infectado, podendo se estender até 15 dias. O paciente infectado pode ser fonte para contaminar outros mosquitos que passarão a ser transmissores da doença. A boa notícia é que quem já teve febre amarela terá uma imunidade natural. Traduzindo: “Isso quer dizer que você só tem febre amarela uma vez, na vida”, diz Lara Maia.


5 A única forma de evitar a febre amarela é através da vacinação, disponível em postos de saúde e na rede particular de vacinação, índica Lara. “Duas doses (aos nove meses e outra aos quatro anos de idade)”. Para quem não recebeu as doses da rotina: duas doses com intervalo de dez anos. Aos viajantes para áreas com recomendação ou países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia é recomendada uma dose. Se dez anos depois a pessoa se deslocar para a área com recomendação, uma segunda dose deve ser aplicada. “Em situações de exigência da vacinação, a primeira dose deve ter sido aplicada no mínimo dez dias antes da viagem”.


6 No caso da febre amarela, o médico trata apenas os sintomas (dores no corpo, na cabeça...) com analgésicos e antitérmicos e deve ficar alerta para qualquer agravamento da doença. Já alguns medicamentos como os salicilatos, AAS e Aspirina, por exemplo, podem favorecer o surgimento de hemorragias e devem ser evitados.


TECNOLOGIA EM PROL DA BELEZA

O cirurgião plástico Eduardo Furlani (CRM 8316 / RQE 5876) trouxe a Fortaleza o 3D LifeViz Mini. Trata-se de um sistema de análise global, diagnóstico e simulação de pele, em imagens reproduzidas através de ponteiros duplos de feixe.


“Com o equipamento, é possível fazer uma reconstrução da derme em 3D, avaliar alterações de volume, superfície, cor, textura, profundidade comprimento e perímetro de rugas e sulcos”, explica Eduardo Furlani. Uma análise detalhada de uma superfície fina, no rosto e pequenas partes do corpo (mãos, axilas...).


A tecnologia, diz o cirurgião plástico, permite visualizar profundamente, vasos, manchas, além de rugas, sulcos, poros dilatados e cicatrizes de acne. “Depois do exame, estamos mais preparados para indicar o melhor tratamento e os procedimentos a serem realizados”.


Depois de realizados os tratamentos e procedimentos, Eduardo Furlani diz que o 3D LifeViz Mini é utilizado novamente para avaliar o paciente e faz um relatório completo sobre os progressos obtidos. “Assim, obtemos melhores resultados”.


Gastronomia funcional

A digital influencer Yasmin Brunet, filha de Luíza Brunet, mantém um canal, no YouTube, onde ensina receitinhas veganas e vegetarianas das mais variadas. Dentre elas, gostei da receita natural de esfoliante de café e cacau. Yasmim garante que a pele fica renovada. Vou experimentar.


ESFOLIANTE DE CAFÉ E CACAU


Ingredientes

2 colheres de sopa de café

2 colheres de sopa de cacau

2 colheres de sopa de açúcar demerara

2 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite

½ colher de sopa de canela

MODO DE FAZER

Vá misturando todos os ingredientes e aplique em massagem circular, sobre a pele do corpo e rosto. Deixa agir por cinco minutos e retire com água morna.

 

Galeria

João Queiroz Neto e Dinalva Queiroz prestigiaram a emocionante renovação de votos de casamento da coach Shirley Caminha com o empresário Eudson Aragão, que aconteceu no Eusébio


Noivinha, coach Shirley Caminha, exibe presente de renovação de votos de casamento da amiga, farmacêutica Dinalva Queiroz, da Evidence Farmacia com Manipulação


Luiziane Cavalcante recebe a oftalmologista Carine Ramos e Ismênia Ramos, na Zeiss Fortaleza, na avenida Dom Luís. Loja do querido Panta Neto. A Zeiss é considerada a “Ferrari das lentes”, no mundo, por sua alta qualidade e precisão


Celebs

Tuca Franchini, guru das celebridades, como: Naomi Campbell, Lea T., Fernanda Barbosa, o ator britânico Rupert Everett e o ex-presidente americano Bill Clinton e vários jogadores de futebol, dá uma receitinha para lavar a alma e mudar a energia na hora. “Um banho de manjericão, levante e favas de baunilha. É só macerar as folhas e jogar sobre o corpo”. O guru garante mais equilíbrio e mudança de energia na hora. Ele nos orienta a ficarmos livres da raiva e sempre viajar, pois ajuda a esclarecer e limpar a mente.

Adriano Nogueira

TAGS