PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Refluxo gastroesofágico

2017-01-29 01:30:00
NULL
NULL

 

Roberta Fontelles Philomeno


1 A doença do refluxo gastresofágico (DRGE) é afecção de grande importância médico-social pela elevada incidência e morbidade, levando a sintomas de diferentes intensidades que se manifestam por tempo prolongado. O cirurgião geral e gastro oncológico Hipólito Monte, do Instituto Hipólito Monte, no Edifício Duets, explica que a doença não implica, necessariamente, na presença de lesão da mucosa esofágica, ou seja, esofagite.

 

2 SINTOMAS: As manifestações clinicas são as mais variáveis possíveis, incluindo sinais e sintomas esofágicos e extra esofágicos. Dentre os sintomas mais frequentemente temos a pirose ou azia e a regurgitação ácida. A pirose que é a sensação de queimação retroesternal que se irradia para o manúbrio e esterno ou região epigástrica.


3 “Saliento que a intensidade e a frequência dos sintomas são indicadores fracos da gravidade da doença de refluxo gastresofágica. Entre os sintomas atípicos posso citar a dor torácica não cardíaca, tosse seca, pigarro, asma, rouquidão, engasgo, laringite, sensação de gosto amargo na boca, hipersalivação, pneumonias atípicas”, acrescenta Hipólito Monte.


4 DIAGNÓSTICO: Hipólito Monte diz que o diagnóstico pode ser realizado  através do exame de radiológico contrastado (baixa especificidade e sensibilidade) — aqui mencionado por sua importância no diagnóstico de estenose e úlceras. Importante ainda quando não se dispõe de manometria esofágica para estudo da motricidade. Cintilografia esofágica com especificidade próxima de 90%, mas de baixa sensibilidade, custo elevado e disponibilidade restrita.


5 Manometria esofágica, com intuito de avaliar o estudo motor do esôfago, a pHmetria intraesofágica de 24 horas que avalia o refluxo ácido. Têm ainda a endoscopia e a histologia, particularmente importante em pacientes acima de 45 anos de idade, avaliando o histórico familiar. “Existe ainda a impedância-pHmetria, considerada o método mais sensível para o diagnóstico de DRGE, porém ainda pouco disponível”.


6 TRATAMENTO: Pode ser clínico ou cirúrgico. “O primeiro é composto de medidas higienodietéticas e medicamentosas”. Hipólito Monte orienta a prática de uma dieta pobre em alimentos gordurosos, chocolate, bebidas gaseificadas, café, antidepressivos tricíclicos... “Se o tratamento clínico não der resposta, aí indicamos o cirúrgico. Devemos enfatizar que a doença do refluxo gastresofágico é um problema crônico multifatorial. O tratamento é individualizado, de acordo com a manifestação da doença”.


Gastronomia funcional

Trago uma receitinha superlegal de poke bowl, preparo típico do Havaí que surgiu acabar com a fome dos surfistas, amantes da gastronomia leve, rápida e saborosa. E a dica vem de Curitiba, do chef Marcelo Apene (foto), do Barista Coffee Bar.


Só lembrei das delícias da barraca Guarderia, aqui, na Praia do Futuro, em Fortaleza.


Poke saint peter


INGREDIENTES

150g de filé de saint peter (tilápia) fresco cortado em cubos médios

150g de arroz gohan temperado (já cozido. Receita de acordo com o fabricante — ver embalagem)

3 colheres de sopa de molho citrus honey

1 colher de sopa de cebola
roxa em fatias finas

1 colher de sopa de cebolinha verde1 colher de sopa de coentro (opcional)

1 colher de sopa de manga picada

1 colher de sopa de abacate picado

2 colheres de sopa de kani kama

1 colher de sopa de gergelim preto e branco torrado

1 colher de sopa de kisami nori (alga)

1 colher de sopa de cebola crocante

 

MOLHO

50ml de suco de limão taiti

50ml de água

2 colheres de sopa de mostarda escura

1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

1 colher de sopa de mel

1 colher de chá de sal

Misture todos os ingredientes.

 

MONTAGEM

Em um bowl, coloque o arroz como base e em seguida acrescente

  o abacate, a manga e o kani kama. Separadamente,
misture o peixe com a cebola roxa, a cebolinha, o coentro
e o molho, fazendo uma marinada rápida, e, na sequência, coloque no
centro da base já montada. Finalizar com o gergelim, a cebola crocante e a alga.


Celebs


Mãe de trigêmeos e apresentadora do programa semanal Esquadrão da Moda (exibido aos sábados no SBT), Isabella Fiorentino revela, no making of da marca Coqueiro, da qual é garota propaganda, que não descuida da alimentação mesmo com uma vida corrida.


“Adoro cozinhar e gosto de compartilhar esse momento com toda a minha família. Decido o que entra, ou não, no cardápio. Tenho consciência que cuidar dos alimentos que consumimos diariamente contribui e traz benefícios para saúde e bem-estar, refletindo diretamente na beleza”, afirma.


Aline Viana, Hipólito Monte, João Dummar Neto e Edson Barbosa, nos jardins da sede do Grupo de Comunicação O POVO Thatiana Araújo, Hipólito Monte e Joaquim Salmito, no Grupo e Comunicação O POVO

 

Adriano Nogueira

TAGS