Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Veja onde estão as mais conhecidas obras de Francisco Brennand

Artista visual pernambucano, Francisco Brennand morreu nesta quinta-feira (19), vítima de pneumonia
18:11 | Dez. 19, 2019
Autor do Jornal do Commercio
Foto do autor
do Jornal do Commercio Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As obras do artista plástico Francisco Brennand, que morreu nesta quinta-feira, 19, aos 92 anos, estão em todos os locais do Recife. Seja no Marco Zero, com a obra "Coluna de Cristal", de 32 metros, ou no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul da cidade. O local abriga um mural do artista, que foi feito em 1951 para o antigo aeroporto, mas que foi instalado na parede de embarque nacional do novo equipamento, em 2004. Há ainda as obras abrigadas na oficina do artista, que fica na Várzea, na Zona Oeste do Recife. Brennand foi vítima de uma pneumonia e estava internado no Hospital Português.

Relembre as principais obras de Brennand:

Marco Zero

Uma das obras mais conhecidas, a Coluna de Cristal fica no Parque das Esculturas, no bairro do Recife, na área Central da cidade. O Parque fica em frente ao Marco Zero. A Coluna de Cristal é um dos símbolos da capital pernambucana e possui 32 metros. O Parque das Esculturas foi inaugurado no ano de 2000. Em 2015, o local recebeu uma nova obra, a serpente marinha, que é feita em bronze, com 22 metros de comprimento e 1,4 metro de largura. No mesmo ano, a Coluna de Cristal passou por um processo de restauração e teve parafusos e inox enferrujados substituídos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Parque das Esculturas detém de diversas obras de Francisco Brennand
O Parque das Esculturas detém de diversas obras de Francisco Brennand (Foto: Bobby Fabisak-JC/Divulgação)

Aeroporto dos Guararapes

O Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul do Recife, abriga um mural feito por Brennand em 1951, em cerâmica. Ele já estava abrigado no antigo aeroporto e foi transferido para o novo em 2004. Atualmente, ele está instalado na parede de embarque nacional. A obra possui cenas da zona rural nordestina, com mulheres dançando e pessoas tocando instrumentos.

O painel de cerâmica no Aeroporto do Guararapes, em Recife, foi feito por Francisco Brennand em 1951
O painel de cerâmica no Aeroporto do Guararapes, em Recife, foi feito por Francisco Brennand em 1951 (Foto: Alan Bernardino de Oliveira/Divulgação)

Rua das Flores

Na Rua das Flores, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, também há um painel de Francisco Brennand. Feito em 1962, a obra é intitulada por "Batalha dos Guararapes" e conta com 33 metros de comprimento por 2,5 metros de altura. O mural também possui poemas de Ariano Suassuna ("Guararapes") e César Leal ("Saudação do Comandante de Campo Barreto de Menezes"). A obra está exposta no prédio do Banco Santander, próximo à Avenida Dantas Barreto.

O mural da Batalha dos Guararapes fica na lateral do edifício Tiradentes, na rua das Flores, no bairro Santo Antônio, e é uma das obras de Francisco Brennand.
O mural da Batalha dos Guararapes fica na lateral do edifício Tiradentes, na rua das Flores, no bairro Santo Antônio, e é uma das obras de Francisco Brennand. (Foto: Reprodução Google Street View)

Shopping Recife

Na Zona Sul do Recife, no estacionamento do Shopping Recife, está exposta a obra "Leda e o Cisne", construída pelo artista plástico em 1980, em cerâmica.

Escultura de Francisco Brennand no estacionamento do shopping Recife
Escultura de Francisco Brennand no estacionamento do shopping Recife (Foto: reprodução shopping Recife/Divulgação )

Várzea

A Oficina Cerâmica Francisco Brennand, localizada no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, possui mais de duas mil obras do artista plástico. Entre elas estão esculturas e murais, distribuídos por quase 15 mil metros quadrados de área. O local ainda abriga a Fábrica de Cerâmica São João.

Do Jornal do Commércio para a Rede Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar