Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Confira lista de aplicativos para usar durante viagens

Com opções de passagens, mapas, hospedagem, alimentação e outros, conheça aplicativos que auxiliam na preparação de viagens
08:34 | Ago. 22, 2019
Autor Gabrielle Zaranza
Foto do autor
Gabrielle Zaranza Estagiária de Agenda Cultural do Vida&Arte
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quem já costuma viajar ou está planejando a primeira viagem sabe que a tecnologia pode ser boa aliada nestes momentos. Existem vários tipos de aplicativos de viagem - disponíveis em lojas de apps do Android e do iOS - que podem auxiliar o viajante desde a escolha do destino até a reserva de hotéis, localização, alimentação e outros serviços.

Com a ajuda das viajantes Letícia Contarini, 24, e Analia Mendonça, 23, que já passaram por 17 países, entre intercâmbios e passeios, o Vida&Arte preparou uma lista de bons aplicativos para você em viagens.

ORGANIZAÇÃO

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

PACKPOINT

Organizar a mala é, para muitos, sinônimo de preocupação. O PackPoint facilita esse momento para o viajante, funcionando como organizador e planejador de lista de bagagem. De acordo com a duração da viagem e até mesmo com as condições climáticas do destino a ser visitar, o serviço auxilia na organização de todos os itens essenciais para a viagem.

TRAVELSPEND

O TravelSpend funciona como um aplicativo de organização financeira, permitindo controlar e planejar as despesas antes, durante e depois da viagem. É possível estipular o valor que deseja gastar e anotar gastos. O aplicativo emite alertas que informam quanto você ainda tem ou pode desembolsar. Além disso, facilita os cálculos porque realiza a conversão de moedas automaticamente.

TRANSPORTE

SKYSCANNER

De todos os que experimentou, este aplicativo de passagens é o favorito de Letícia Contarini. Ele funciona para combinar de datas, procurar promoções e buscar destinos aleatórios. "Se tem uma data que eu posso viajar, mas não sei para onde seria mais barato ir, ele busca para mim. Se eu quiser conhecer um país, mas não souber a época mais barata para ir, ele mostra, também", conta. O aplicativo é gratuito.

OMIO

O aplicativo Omio pode ser usado na Europa. Com a data e local determinados por você, ele apresenta as melhores opções em tempo e preço entre avião, trem e ônibus.

MAXMILHAS

O aplicativo oferece opções de passagens aéreas e venda de milhas. Com data e local determinados, ele apresenta o preço da passagem em várias companhias aéreas.

ROME2RIO

O Rome2Rio funciona como um Google Maps para viagens longas. O aplicativo fornece os trajetos possíveis - em ônibus, avião ou tem - junto com preços de passagens para qualquer lugar. O aplicativo também opções de lazer e hotéis na cidade escolhida.

BLABLACAR

O BlaBlaCar é um aplicativo de caronas e viagens compartilhadas para outras cidades e países. O serviço conecta motoristas e passageiros dispostos a viajar entre cidades e compartilhar os custos de trajetos.

HOSPEDAGEM

AIRBNB

O Airbnb é um aplicativo de hospedagem em casas, apartamentos e quartos. Ele apresenta muitos preços e possibilidades de localização. É o escolhido por Letícia, que está sempre atenta aos comentários do aplicativo. "Olho sempre os comentários dos lugares, porque é uma oportunidade de receber muitas dicas com o host (hospedeiro). Já fiz amizades com host que me derem dicas de lugares que eu não teria conhecido procurando apenas na internet", pondera.

BOOKING

O Booking acompanhou Analia na maioria das suas viagens. Ela conta que costuma pesquisar primeiro sobre o lugar a ser visitado, buscando as melhores regiões para se hospedar, e em seguida procura no Booking os hostels e hotéis que a região tem. "Por exemplo, encontro o melhor bairro da cidade que vou conhecer, e já procuro no Booking os hostels que estão nesse bairro", explica.

HOSTELWORLD

Escolhidos por Analia e Letícia, o Hostelworld é para hostels. O aplicativo traz mais de 25 mil opções em diversos destinos, com preços variados.

COUCHSURFING

As viajantes também recomendam o CouchSurfing, que é um serviço de hospitalidade gratuita. "Você se hospeda na casa da pessoa sem pagar nada por isso, mas tem o perigo de ser uma pessoa desconhecida. Sempre olho os comentários e possíveis problemas que outros hóspedes passaram. Adoro porque, além da economia, há uma troca de culturas com a pessoa que te recebe", analisa Letícia.

LOCALIZAÇÃO

CITYMAPS2GO

O CityMaps2Go é um aplicativo de GPS que te permite baixar o mapa das cidades para usar offline. É o favorito de Letícia, porque, junto ao mapa, possui recomendações de lugares para visitar, comer e outras informações para preparar um roteiro. "Se você tem pouco tempo para conhecer a cidade, ele te mostra os principais e mais importantes lugares para visitar", comenta.

GOOGLE MAPS

O aplicativo do Google também é bom aliado de localização em cidades. O aplicativo indica como chegar no endereço através de carro, transporte público e a pé. Ele indica, também, os ônibus necessários para chegar ao caminho e o ponto de espera de cada um, além de preço e tempo. Depois de salvar o endereço no aplicativo, ele funciona sem internet. "A maior vantagem para mim é que mesmo sem internet a seta de direção em que você está continua de acompanhando pelo GPS. Ele tem a opção de visualizar a cidade no mapa, o que facilita muito", indica Letícia.

ALIMENTAÇÃO

TRIPADVISOR

O aplicativo localiza hotéis, restaurantes e pontos turísticos de vários lugares do mundo. Ele também vem com avaliações e dicas de outros turistas. É o preferido de Analia para buscar restaurantes nos lugares que visita. Para encontrar as melhores opções, os usuários podem ordenar os resultados das buscas pelos mais bem avaliados.

HAPPYCOW

Bom amigo de viagem para veganos e vegetarianos. O HappyCow é um aplicativo que busca os restaurantes com opções veganas e vegetarianas mais próximos da localização sugerida. O aplicativo é pago.

IDIOMA

DUOLINGO

Para Analia, o Duolingo também é essencial durante as viagens. É um aplicativo de ensino de idiomas. Após cadastro, o serviço fornece ferramentas didáticas e exercícios para aprender diversos idiomas. Gratuito.

GOOGLE TRANSLATE

Indispensável em viagens internacionais, a ferramenta fornece a tradução em tempo real. Nela, é possível escrever textos, tirar fotos de placas, gravar áudios e escrever com sua própria caligrafia para que ele traduza para o idioma escolhido. Também traduz em modo offline.

ROTEIRO

LEVARTI

O aplicativo Levarti facilita o planejamento do roteiro de férias, com pacotes de passeios de viagens. A plataforma disponibiliza os pacotes com orientações gerais sobre destinos turísticos, passeios e hospedagem. O serviço funciona em vários lugares do Brasil, com foco no Ceará. Preços dos pacotes variam de R$ 25 até R$ 2,5 mil.

Você também pode gostar:

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar