Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Com obra cearense, Festival Nordestino de Teatro divulga selecionados da "Mostra Nordeste"

No total, são cinco espetáculo selecionados que serão apresentados em setembro, no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga
17:41 | Jul. 11, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A peça cearense “Sr. Ventilador”, do Grupo Bagaceira de Teatro, é um das cinco espetáculos selecionados para a Mostra Nordeste, do 26º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT). O espetáculo desenvolve história entre o chefe de um escritório e seu principal e mais importante empregado: o ventilador. A apresentação conta com a atuação de Yuri Yamamoto e Ricardo Tabosa.

 Entre as cinco peças selecionadas, também está “Abrazo”, do grupo Clowns de Shakespeare (RN), que conta história sobre personagens que se estabelecem em uma comunidade que é proibido abraçar. Também foi escolhida “Dinamarca”, do Grupo Magiluth (PE), que discorre sobre o movimento “hygge” dinamarquês, filosofia que reflete sobre a felicidade em qualquer situação.

 Do Maranhão, a obra “Ensaio sobre a Memória”, da Pequena Companhia de Teatro, é baseada no conto “a outra morte”, do escritor argentino Jorge Luis Borges. O último grupo selecionado foi o baiano Vilavox, que participa com o solo “Medeia Negra”, história que aborda questões sobre o universo feminino a partir da experiência de uma mulher negra.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 Em sua 26ª edição, que acontece de 3 a 7 de setembro deste ano, o FNT pretende homenagear pessoas que trabalham com arte por meio de obras que representam a importância desse papel. A ideia entra em conjunto com o objetivo do Festival de valorizar a produção teatral do Nordeste e sua diversidade de temas, aspectos e linguagens. O reflexo disso foi a seleção das cinco peças escolhidas, que trabalham cada uma de sua própria forma como o teatro nordestino produz resultados ao mesmo tempo únicos e regionais.

Confira as sinopses oficiais:

 "Sr. Ventilador"

Grupo Bagaceira de Teatro (CE)

A relação de um chefe de um escritório e o seu principal funcionário: o senhor ventilador. Aqui, os objetos ganham vida a partir da manipulação dos atores Yuri Yamamoto e Ricardo Tabosa. O espetáculo soma-se ao repertório de teatro para crianças do Grupo Bagaceira de Teatro.

"Abrazo"

Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN)

Segunda parte da trilogia que compõe o projeto de pesquisa latino(-)americano, Abrazo é uma obra voltada para o público infanto-juvenil. Num lugar em que não é permitido abraçar, personagens atravessam um quadrado contando histórias de encontros, despedidas, opressão, exílio e, porque não, de afeto e liberdade. O espetáculo feito sem a palavra oral, conta com uma trilha sonora especialmente composta para a cena e com o vídeo de animação para narrar essa aventura inspirada em “O Livro dos Abraços”, de Eduardo Galeano.

"Medeia Negra"

Grupo Vilavox (BA)

O espetáculo traz à cena a invisibilidade e exclusão da mulher negra na estrutura social, que privilegia e mantém o poder em determinada classe e gênero. A peça aborda questões fundamentais do universo feminino como maternidade, solidão, identidade, amor, racismo, identidade de gênero, aborto e religião. A plateia, a partir da sua disposição espacial, é colocada frente a frente para se ver diante de questões como gênero, raça e classe. Ao longo da encenação a personagem compartilha suas reflexões sobre passado, presente e futuro junto ao público. O mesmo mito contado agora a partir de um olhar feminino e negro, carregado de um canto forte e rasgado, inspirado no jazz, blues, hip hop e acalantos africanos que propõem esteticamente um caminho atemporal para o grito de Medeia.

"Dinamarca"

Grupo Magiluth (PE)

Vocês estão preparados para viver um momento Hygge? É algo muito simples! Como a vida que levamos... Todos estão simplesmente continuando. Reunidos à mesa, celebram os tempos. E que bom que estamos vivendo o melhor momento dos nossos tempos, dos novos tempos. Poderíamos falar sobre política, mas não! Falaremos sobre coisas simples como como um beijo que devora, uma morte, um golpe de sorte. Pois essas coisas acontecem o tempo todo. Todo instante. Mas vivam esse momento Hygge! Bem-vindos a Dinamarca.

"Ensaio sobre a memória"

Pequena Companhia de Teatro (MA)

Ensaio sobre a memória é um espetáculo com dramaturgia e encenação de Marcelo Flecha, a partir do conto “A Outra Morte” de Jorge Luís Borges. No elenco, Tássia Dur, Cláudio Marconcine, Lauande Aires e Kátia Lopes. O espetáculo estreou em maio de 2019, na sede da Pequena Companhia. Na sua temporada de estreia, com dez (10) sessões, teve grande repercussão e sucesso de público.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar