Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Blocos de Carnaval abrem 2019 com festas neste fim de semana

Passado mais um Réveillon, blocos conhecidos e estreantes já antecipam quais ritmos irão comandar a folia em 2019
15:28 | Jan. 03, 2019
Autor Teresa Monteiro
Foto do autor
Teresa Monteiro Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Parece ser sagrado em todos os anos, como numa espécie de mágica: basta apenas um dia após o Réveillon para que os primeiros tamborins já anunciem a chegada do Pré-Carnaval. Neste 2019, as festividades relativas ao período só começam oficialmente em fevereiro, porém, como o que não nos falta é ansiedade - e um punhado de glitter, obviamente! - já é visível perceber e acompanhar em janeiro a movimentação de blocos e grupos pela Cidade.
 
O tradicional Cheiro, prestes a completar 27 anos de fundação, está com quase tudo pronto para animar os foliões na Praia de Iracema. Sim, quase. "Estávamos tentando sair no sábado (referindo-se ao dia 29 de dezembro), mas é difícil com essa burocracia toda. A AMC já nos autorizou, a própria Regional do Centro também, mas nosso maior problema é a Seuma (Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente)", lamentou Ribamar Silva, cantor e diretor da agremiação. De acordo com ele, "se tudo der certo", o Cheiro dará seu primeiro grito oficial de Pré neste sábado, 5, às 19 horas, em frente à sua sede.
 
A camisa oficial do bloco também já está finalizada e estará sendo vendida, na ocasião, ao preço médio de R$ 25. "O Cheiro, sem querer falar dos outros blocos, é o que arrasta a multidão, né? Todo mundo participa na maior tranquilidade", reforça Ribamar. Por falar em camisa, outro bloco realizará evento já neste domingo, 6, a partir das 15 horas: o Caciques do Urubu, que atualmente conta com cerca de 50 ritmistas.
 
"Nossa concentração vai ser no mesmo local onde a gente realiza o Pré, que é no Bar do Luís Carlos. O evento começa com o grupo Louka Paixão, depois haverá sorteio de camisas e outros produtos do bloco, o lançamento do nosso estandarte e, por fim, a apresentação da bateria", adiantou Cely Almeida, tamborinista e integrante da diretoria. No repertório, sambas de enredo tradicionais, acrescidos de outros ritmos como axé e MPB. O Pré-Carnaval do Caciques irá acontecer, de fato, nos domingos de fevereiro.
 
Se o assunto é samba de enredo, a bateria da Unidos da Cachorra é sempre uma das mais aguardadas dessa época. A agremiação, fundada em 2003 com sede na rua Marechal Deodoro (Benfica), irá neste ano prestar uma homenagem à Patativa do Assaré com o tema Sou brasileiro, filho do Nordeste, sou cabra da peste, sou do Ceará, trazendo a reboque o orgulho de ser cearense. O artista Rafael Limaverde renova a parceria com o bloco, assinando toda a identidade visual.
 
Para este sábado, 5, o ensaio será na própria quadra da agremiação. Somente no dia 12, acontecerá o segundo Ensaio de Rua do bloco, que atualmente reúne cerca de 220 ritmistas, sob o comando do Mestre Bolinha (Denis Brito). Neste dia, a Cachorra irá contar também com a presença do bloco Filhos de Xandhy. O circuito durante o Pré-Carnaval, no entanto, sofreu alteração. "Agora começa no Aterrinho, ao lado do hotel Sonata de Iracema, e termina no Aterro, em frente ao Ideal Clube", explicou Tercina Dias, que integra a diretoria.
 
O dia 12 também marca a estreia do Que bloco é esse?, que terá como palco a Praça dos Leões (Centro). Tendo à frente a cantora Luíza Nobel, o repertório irá valorizar o samba do início do século XIX aos dias atuais; a discotecagem ficará por conta do DJ Tomé (Tertúlia Black Vândala). De volta à P.I., a Arena 360° irá movimentar a avenida Monsenhor Tabosa, tendo como anfitrião o estreante bloco Geração Coca-Cola. Em destaque, DJs e convidados especiais a cada sábado, como o paraense Lucas Estrela, banda DUBaile, Superbanda, Iracema Bode Beat, Las Tropicanas, bloco Hipster, entre outros. Vai ser folia até umas horas!
 
Programação 

Bloco Cheiro

Quando: sábado, 5, a partir das 19 horas (a confirmar)

Onde: concentração na sede do bloco (rua Padre Justino, esquina com João Cordeiro - Praia de Iracema)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Telefone: (85) 99981 6051

Bloco Caciques do Urubu: Lançamento da Camisa 2019

Quando: domingo, 5, a partir das 15 horas

Onde: Bar do Luís Carlos (av. Francisco Sá, 4662 - em frente ao Grêmio dos Ferroviários)

Telefone: (85) 98862 4800

Unidos da Cachorra: Ensaio na Sede

Quando: sábado, 5, às 16h; Ensaio de Rua - dia 12 (com a participação especial do bloco Filhos de Xandhy)

Onde: Rua Dragão do Mar, 212 - em frente ao Órbita Bar (Praia de Iracema) 

Info: Unidos da Cachorra (Facebook)

Que Bloco é Esse?

Quando: sábado, 12, a partir das 17 horas

Onde: Praça Gal. Tibúrcio/ Praça dos Leões (Centro)

Info: bit.ly/2Stezw3

Arena 360°

Quando: aos sábados (a partir do dia 12 de janeiro)

Onde: Av. Monsenhor Tabosa, 388 - Praia de Iracema

Informações: (85) 99871 9406/ bit.ly/2RlEBUS

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar