Participamos do

Gabriel Aragão, do Selvagens à Procura de Lei, realiza oficina online de processo criativo

Dialogando com compositores e músicos iniciantes, a proposta é demonstrar os processos criativos da arte a partir de suas próprias canções.
18:48 | Jul. 08, 2020
Autor Natália Coelho
Foto do autor
Natália Coelho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Contar histórias é uma habilidade que perpassa as linguagens artísticas. Esse processo criativo é foco do workshop (ou aula-show) “Contando Histórias com Música”, que será ministrado pelo cantor e compositor Gabriel Aragão, integrante da banda cearense Selvagens à Procura de Lei. A oficina acontece de forma online neste sábado, 11, às 17 horas. O link da aula será disponibilizado pela plataforma Sympla após pagamento do curso, que custa R$ 40.

Dialogando com compositores e músicos iniciantes, a proposta é demonstrar os processos criativos da arte a partir de próprias canções dele. Um exemplo já indicado é a faixa “Eu Não Sou Desse Mundo”, do álbum “Paraíso Portátil” (2019), que teve como base a reportagem “A Tragédia de Felipe Klein", vencedora do Prêmio Esso de 2004. Os exemplos serão intercalados com performances musicais de Gabriel.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar do foco na música, o cantor ressalta que a atividade e a discussão valem para qualquer linguagem. “O processo criativo acredito que é o mesmo em qualquer forma de arte, apesar de o produto final ser diferente. Por exemplo, por mais abstrato que um quadro seja, alguma história o pintor vai estar contando naquela obra”.

A oficina também irá tirar dúvidas sobre os primeiros passos da indústria musical para músicos iniciantes, além de funcionar como um ponto de encontro. “Estarão presentes pessoas aspirantes e isso é criar uma conexão. Quando você está em casa compondo, é um trabalho muito solitário. No curso, você vai estar ao lado de pessoas que também estão se construindo como músicos, então de lá pode surgir oportunidades, amizades…”.

LEIA TAMBÉM | Com show de Zizi Possi, teatro, bate-papos e oficinas, programação do Sesc Tudo em Casa ocorre de forma gratuita

Falando da própria experiência, Gabriel conta que sua trajetória como músico também teve altos e baixos. Em 2008, quando ainda era acadêmico de Jornalismo e Direito, fez um curso com o quadrinista Daniel Brandão, que publica diariamente tirinhas no caderno Vida&Arte.

“Eu já sabia que queria algo com arte, mas não sabia o quê. O que pintasse de curso em matéria de artes, eu fazia. Foi em 2008, a banda ainda estava engatinhando na época”, ressalta, falando que foi na faculdade que conheceu alguns dos integrantes da Selvagens e foi no curso de Direito que a ideia do nome surgiu.

Há dez anos na Selvagens à Procura de Lei, o artista ressalta que a oficina também se baseia em outro workshop realizado no Festival de Música da Juventude, em 2019, em Fortaleza. O curso possui classificação livre e os participantes podem enviar uma letra ou uma demo para o e-mail com a confirmação da oficina.

Serviço

Oficina "Contando Histórias com Música"

Quando: sábado, 11, às 17 horas
Onde: em plataforma a ser liberada após confirmação de pagamento
Quanto: R$ 40
Venda: pelo site do Sympla


Classificação: Livre

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar