Participamos do

Exposição gratuita exibe cerca de 800 brinquedos de mais de 40 países

Exposição "Jogos e Brinquedos do Mundo", do Museu de Arte da UFC, é um recorte da coleção original do professor Marcos Teodorico, que conta com mais de 9 mil peças
23:29 | Jan. 16, 2020
Autor Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO
Foto do autor
Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os jogos, os brinquedos e brincadeiras, as bonecas, pipas, piões e carrinhos. Os brinquedos e jogos fazem parte do imaginário de uma cultura e contam histórias. O professor Marcos Teodorico partiu da ideia do brinquedo como identidade para a curadoria da exposição Jogos e Brinquedos do Mundo, que permanece no Museu de Arte da UFC até dia 15 de fevereiro. A entrada é gratuita.

Com cerca de 800 peças de mais de 400 países, a exposição é um recorte da coleção original do professor, que engloba cerca de 9 mil peças dos cinco continentes, entre compras pessoais e presentes de amigos. Colecionador nato, o curador explica que a coleção de brinquedos foi algo que começou desde sempre.

“Minha cultura lúdica foi forjada no sertão do Ceará, em Senador Pompeu. A história vem da origem da nossa família, de 10 irmãos. A cidade era uma super brinquedoteca e o brincar era um dos conteúdos que permitia essa relação de pertencimento com a cidade e com os demais. O jogo, o brinquedo e a brincadeira foram os elementos que eu escolhi para compreender a infância”, ressalta, explicando que, além dos brinquedos, já colecionou figurinhas, bolinhas de gude e arraias.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre bilboquês e vai e vem, a exposição também exibe os chamados pelo professor de “brinquedos autóctones, ancestrais ou de culturas indígenas”, com destaque para as brasileiras.

Clique na imagem para abrir a galeria

Serviço:

Quando: de 15 de janeiro a 15 de fevereiro

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, de 10h às 17 horas (com exceção do sábado, 15 de fevereiro, em que o museu abrirá de 9h às 13 horas)

Onde: Museu de Arte da UFC (avenida da Universidade, 2854)

Outras informações: (85) 3366 7481 e 3366 7480

Gratuito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar