Cearense Karim Aïnouz integra júri de festival em Marrocos
22ª edição do evento africano reúne cearense com grandes nomes na composição do júri, como Bong Joon-Ho e Celine Song
Festival de Cinema de Marrakesh deu início à sua 22ª edição com homenagem ao ator egípcio Hesin Fahmi e exibição do novo filme de Gus Van Sant, Dead Man's Wire. O que mais chamou a atenção na cinefilia mundial, porém, foi a formação do corpo de jurados dessa edição, que reuniu nomes em ampla evidência no cinema contemporâneo.
Cartografia do Lazer: Um roteiro de diversão e compras por Fortaleza
Dentre eles, está Karim Aïnouz, cineasta cearense com carreira internacional estabelecida, que já havia vencido o prêmio de público no evento africano com “A Vida Invisível”. O longa é reconhecido por vencer a Mostra Um Certo Olhar em Cannes e representar o Brasil na busca por um Oscar em 2019.
O júri é presidido por Bong Joon-Ho, diretor sul-coreano que se tornou um fenômeno de crítica e público com "Parasita" (2019), primeiro filme não-falado em inglês a vencer o Oscar de Melhor Filme.
O time é composto ainda por Julia Ducournau (vencedora da Palma de Ouro em Cannes por Titane), Payman Maadi (ator iraniano que estrelou o premiado "A Separação de Asghar Farhadi"), Jenna Ortega (atriz em evidência agora pela série "Wandinha" da Netflix), Celine Song (diretora de "Vidas Passadas" e "Amores Materialistas"), Anya Taylor-Joy (atriz com grande evidência em Hollywood) e o cineasta marroquino Hakim Belabbes.
No sábado, 29, a programação do festival começou numa conversa com Kleber Mendonça Filho, que foi ao evento apresentar sessão de “O Agente Secreto”. Ao longo da semana, a agenda inclui também conversas com Jafar Panahi, Guillermo Del Toro e Tahar Rahim.
Até o dia 6 de dezembro, além da competição oficial, o festival ainda exibirá filmes internacionais que vem chamando atenção na temporada de premiações americanas, como o sul-coreano "No Other Choice", de Park Chan-Wook, e o tunisiano "A Voz de Hind Rajab", de Kaouther Ben Hania.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente