Bloco de rua Ratinho da Madrugada anima o Carnaval em Canindé

Bloco de rua Ratinho da Madrugada anima o Carnaval em Canindé

Com 5 mil foliões, bloco Ratinho da Madrugada desfila em Canindé com frevos e inspiração no Galo da Madrugada.
Atualizado às Autor Carlos Viana Tipo Notícia

Cerca de cinco mil pessoas participaram do desfile do bloco Ratinho da Madrugada, que aconteceu na madrugada deste sábado, 14, em Canindé, a 106,54 km de Fortaleza. A estimativa é dos organizadores da manifestação artística, que se inspirou no Galo da Madrugada, tradicional bloco carnavalesco de Pernambuco.

“Uma das minhas tias gostava muito do Galo da Madrugada e queria criar algo semelhante em Canindé. Aí, em 2013, a gente decidiu organizar o bloco e saímos pela primeira vez”, explica Júnior Cavalcanti, presidente da Fundação Cultural Maestro J Ratinho, responsável pelo bloco.

A história da família de Júnior com a cultura começou na década de 1960, quando seu avô, José Alves, conhecido como “Ratinho”, criou a banda Alvorada Mariana, inicialmente ligada à Igreja Católica. Após a morte do avô, em 1992, a família continuou o legado do patriarca e mudou o nome da banda para J Ratinho.

Atualmente, a banda toca em diversos festejos na região. Durante o carnaval, os músicos acompanham o bloco, tocando apenas músicas de frevo. “Não aceitamos paredões (de som) durante o desfile. Apenas músicas de frevo”, ressalta Júnior.

De acordo com Júnior, a concentração do bloco começa por volta das 21h da noite da sexta-feira de Carnaval, com o início do desfile pelas ruas do Centro de Canindé à meia-noite. “É nesse momento que o mascote do bloco, o Ratinho, é apresentado ao público. Todo ano ele vem com uma fantasia diferente. Esse ano ele veio de faraó”, explica Júnior.

Atualmente o desfile do Ratinho da Madrugada é acompanhado por um minitrio elétrico, que leva parte da banda, com os outros músicos seguindo com a multidão.

“No início era só a banda tocando no chão, acompanhada pelas pessoas. Com o aumento do público, sentimos a necessidade de colocar um minitrio para acompanhar o bloco”, lembra Júnior.

Em 2026, o Ratinho da Madrugada foi contemplado em dois editais, sendo um da Secretaria de Cultura do Ceará e o outro, da prefeitura de Canindé.

De acordo com Júnior, em 2026, cerca de cinco mil foliões saíram às ruas acompanhando o bloco. Ele também acredita que o Ratinho da Madrugada é o único bloco com mascote na região do Sertão Central.

Para Júnior, o objetivo do bloco é manter a tradição da cultura carnavalesca em Canindé. “É muito gratificante ver esse reconhecimento das pessoas. Todo ano muitas famílias com crianças acompanham o Ratinho ou ficam nas calçadas vendo o desfile passar”, celebra.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar