Bloco de rua Ratinho da Madrugada anima o Carnaval em Canindé
Com 5 mil foliões, bloco Ratinho da Madrugada desfila em Canindé com frevos e inspiração no Galo da Madrugada.
Resumo
Cerca de cinco mil pessoas participaram do desfile do bloco Ratinho da Madrugada, que aconteceu na madrugada deste sábado, 14, em Canindé, a 106,54 km de Fortaleza. A estimativa é dos organizadores da manifestação artística, que se inspirou no Galo da Madrugada, tradicional bloco carnavalesco de Pernambuco.
“Uma das minhas tias gostava muito do Galo da Madrugada e queria criar algo semelhante em Canindé. Aí, em 2013, a gente decidiu organizar o bloco e saímos pela primeira vez”, explica Júnior Cavalcanti, presidente da Fundação Cultural Maestro J Ratinho, responsável pelo bloco.
A história da família de Júnior com a cultura começou na década de 1960, quando seu avô, José Alves, conhecido como “Ratinho”, criou a banda Alvorada Mariana, inicialmente ligada à Igreja Católica. Após a morte do avô, em 1992, a família continuou o legado do patriarca e mudou o nome da banda para J Ratinho.
Atualmente, a banda toca em diversos festejos na região. Durante o carnaval, os músicos acompanham o bloco, tocando apenas músicas de frevo. “Não aceitamos paredões (de som) durante o desfile. Apenas músicas de frevo”, ressalta Júnior.
De acordo com Júnior, a concentração do bloco começa por volta das 21h da noite da sexta-feira de Carnaval, com o início do desfile pelas ruas do Centro de Canindé à meia-noite. “É nesse momento que o mascote do bloco, o Ratinho, é apresentado ao público. Todo ano ele vem com uma fantasia diferente. Esse ano ele veio de faraó”, explica Júnior.
Atualmente o desfile do Ratinho da Madrugada é acompanhado por um minitrio elétrico, que leva parte da banda, com os outros músicos seguindo com a multidão.
“No início era só a banda tocando no chão, acompanhada pelas pessoas. Com o aumento do público, sentimos a necessidade de colocar um minitrio para acompanhar o bloco”, lembra Júnior.
Em 2026, o Ratinho da Madrugada foi contemplado em dois editais, sendo um da Secretaria de Cultura do Ceará e o outro, da prefeitura de Canindé.
De acordo com Júnior, em 2026, cerca de cinco mil foliões saíram às ruas acompanhando o bloco. Ele também acredita que o Ratinho da Madrugada é o único bloco com mascote na região do Sertão Central.
Para Júnior, o objetivo do bloco é manter a tradição da cultura carnavalesca em Canindé. “É muito gratificante ver esse reconhecimento das pessoas. Todo ano muitas famílias com crianças acompanham o Ratinho ou ficam nas calçadas vendo o desfile passar”, celebra.