Segurança no Carnaval: 10 dicas para se proteger na folia

Na hora dos festejos, é preciso ficar de olho para evitar roubos ou furtos enquanto dança no bloquinho; saiba como se proteger no Carnaval

Se a primeira palavra que representa fevereiro é “Carnaval”, as festividades também podem ser acompanhadas por outro termo: “segurança”. O vocábulo não é sinônimo de folia, mas se apresenta como um companheiro ideal na hora de aproveitar a data.

Em levantamento realizado pelo Serasa em 2023, 74% dos brasileiros já deixaram de participar de alguma comemoração no Carnaval por receio de sofrerem golpes ou fraudes na data. Na lista de preocupações, estão a clonagem do cartão de crédito/débito; compras usando dados do cartão e empréstimos e financiamentos usando o nome do indivíduo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para se proteger no meio da folia, O POVO apresenta 10 dicas de segurança para o feriado, fornecidas pelo inspetor Marcílio Távora, diretor da Guarda Municipal de Fortaleza.

1. Segurança no Carnaval: Leve apenas o necessário

Evite carregar bolsas pesadas ou itens que podem ser deixados em casa. Tenha em mente que menos é mais.

2. Segurança no Carnaval: Use bolsas menores ou pochete

Para não andar com grandes volumes, use bolsas menores ou uma pochete para levar pequenos objetos como protetor solar, óculos de sol, etc.

3. Segurança no Carnaval: Evite usar o cartão para compras na rua

Ao comprar de vendedores ambulantes e credenciados, dê preferência ao popular “dinheiro trocado”. Dessa forma, você evita fraudes com cartão e não manuseia notas de alto valor que podem chamar muita atenção.

4. Segurança no Carnaval: Mantenha uma distância segura de multidões

Procure manter contato visual com os agentes de segurança pública. Evite ficar em locais sem acessos fáceis à saída, especialmente se você não está acostumado com o alto fluxo de pessoas.

5. Segurança no Carnaval: Use o telefone apenas em casos de emergência

Durante os blocos e festas, com muitas pessoas ao redor, não é recomendável estar com o celular em mãos. Mas, se for preciso fazer uma ligação ou responder alguma mensagem, entre em um estabelecimento e se comunique de maneira rápida, guardando o celular logo em seguida.

6. Segurança no Carnaval: Confira o trajeto antes de sair de casa

Confira todo o trajeto do bloco e o local de concentração antes de chegar ao destino. Imprevistos, como ficar sem sinal e sem bateria, podem acontecer e o ideal é se prevenir na data.

7. Segurança no Carnaval: Dê preferência ao transporte público

Dê preferência ao transporte público ou transporte por aplicativo para evitar transtornos com o estacionamento.

A jornalista Letícia Lopes teve o seu carro depredado no Pré-Carnaval de 2024 ao se recusar a pagar flanelinhas, já que havia estacionado em vaga de zona azul. O veículo teve itens furtados, como a cadeirinha da filha.

8. Segurança no Carnaval: Fique de olho nas crianças

O alerta para os pais que pretendem levar suas crianças para bloquinhos infantis é sempre estar atento aos pequenos. Se necessário, procure ajuda da polícia e alerte outros pais que estejam próximos.

9. Segurança no Carnaval: Marque um local de encontro, caso alguém fique perdido

Sempre tenha um ponto de encontro e de referência, para ninguém ficar para trás. Caso alguém fique perdido, entre em um estabelecimento e ligue para a pessoa, se possível.

10. Segurança no Carnaval: Evite o consumo abusivo de álcool

O consumo de bebida alcoólica deve ser feito com moderação. Caso dirija, não beba em hipótese alguma.

Carnaval: dicas de saúde para aproveitar a folia; CONFIRA

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

carnaval carnaval dicas carnaval dicas seguranca como ficar seguro carnaval carnaval seguranca

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar