PUBLICIDADE
Carnaval
Noticia

Quando será o Carnaval em 2020; confira os dias em que cai a festa

A folia em 2020 será no fim de fevereiro. Começa oficialmente no dia 22 e vai até o dia 25. A Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma, vem logo a seguir, em 26 de fevereiro

26/11/2019 14:02:30
Maria Giulia, 3, o primeiro Carnaval em 2019
Maria Giulia, 3, o primeiro Carnaval em 2019 (Foto: MARÍLIA CAMELO/ ESPECIAL PARA O POVO)

O Carnaval de 2020 será no fim de fevereiro. O "sábado gordo", como é chamado o sábado de Carnaval, início oficial da festa, cairá no dia 22 de fevereiro. A terça-feira de Carnaval cairá em 25 de fevereiro. É o fim oficial dos festejos. No dia seguinte, em 26 de fevereiro, será a Quarta-Feira de Cinzas, quando começa a Quaresma.

Em que dias cai o Carnaval

O Carnaval é uma das datas móveis do calendário ocidental. Os dias em que caem são definidos pelo calendário da Igreja Católica. As datas variam de acordo com os dias da Semana Santa.

A terça-feira de folia ocorre 47 dias antes do Domingo de Páscoa, a data mais sagrada do Cristianismo. A Quarta-Feira de Cinzas antecede em 40 dias o Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. Esse intervalo é conhecido como Quaresma.

Semana Santa

O cálculo da data da Páscoa é conhecido como Computus, em latim, e define todo o calendário cristão. A data ocorre no domingo seguinte à primeira lua cheia após o início da primavera no hemisfério norte.

Porém, a projeção sobre a lua usada pela Igreja neste cálculo tem por base relevos da Idade Média. Por isso, ela não coincide com o ciclo lunar real e atual. Assim, a Páscoa é definida pela chamada "lua cheia eclesiástica".

A data mais tardia na qual pode cair a terça-feira de Carnaval é 9 de março. Já o dia mais cedo em que pode ocorrer é 4 de fevereiro. A ocorrência na data-limite é rara. A última vez foi em 1943. A próxima vez em que o Carnaval será em 9 de março será em 2038.