Will Byers em Stranger Things: história, revelações e o que aconteceu na última temporada
Do sobrenatural ao sensível, a história de Will Byers guarda mistérios para o grande final; relembre seus destaques nas temporadas de Stranger Things
23:46 | Dez. 30, 2025
Entre as teorias e mistérios aguardados para o oitavo e último episódio da série Stranger Things, o fim da história de Will Byers, um dos protagonistas, é um dos mais aguardados.
Interpretado pelo ator norte-americano Noah Schnapp, que acumula polêmicas envolvendo o seu nome nas redes sociais, o personagem tem sido um dos mais comentados pelos espectadores da série.
O episódio final lança nesta quarta-feira, 31, às 22h. Com grandes revelações, os volumes 1 e 2, lançados em 26 de novembro e em 25 de dezembro, respectivamente, explicaram questionamentos levantados por fãs desde a primeira temporada, de 2016.
A sinopse mostra acontecimentos estranhos na cidade de Hawkings, Indiana, após o sumiço de Will, em 1983. Com a ajuda de Eleven/Onze (Millie Bobby Brown) e os outros três amigos, os mistérios são desvendados ao decorrer das temporadas, com novos personagens e tramas.
Leia mais
Atenção! A matéria contém spoilers da nova temporada.
Will Byers: saiba a história do personagem em Stranger Things
Interpretado por Noah Schnapp, Will Byers é o foco da primeira temporada. A missão de Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin) é saber o que aconteceu na noite em que o amigo desapareceu.
Nas cenas iniciais, os quatro estão no porão da casa de Mike Wheeler. Depois de um dia jogando D&D (‘Dungeons & Dragons’), RPG de mesa de fantasia medieval, Will é o último a ir embora.
Mencionando o grande vilão da temporada, o demogorgon, como o motivo de sua derrota no tabuleiro, o garoto se despede do dono da casa. O que eles não sabiam é que o jogo se tornaria realidade, quando não é visto desde a noite em que voltou para a sua casa de bicicleta.
Com a ajuda de Eleven, uma garota que apareceu de forma misteriosa e com poderes sobrenaturais, descobriram o que de fato aconteceu com Will, que estava no inexplorado mundo invertido em todo este tempo.
O cenário era desconhecido pelos personagens e foi desenvolvido com o passar das temporadas, mas nunca se soube o que de fato aconteceu com ele no período.
Não só ele, mas outros também desapareceram da cidade durante esse intervalo. Uma delas foi Barb (Shannon Purser), que teve sua morte confirmada quando seu corpo em decomposição é encontrado no mundo invertido por sua amiga Nancy (Natalia Dyer), irmã de Mike, na terceira temporada.
A localização de Byers foi identificada por Eleven e pelas luzes de Natal da sua casa, pelas quais pedia ajuda para a mãe, Joyce (Winona Ryder).
Apesar de ter sido identificado como morto por alguns episódios, ele é resgatado no último. No entanto, o seu retorno é apenas o começo de tudo que aconteceria em seguida.
Na segunda temporada, volta com um comportamento completamente diferente: estava completamente perturbado pelo que tinha visto e passado. Apelidado de “menino zumbi” ou “o menino que voltou à vida” pelos colegas da escola, Will enfrentava algo ainda maior.
Após enfrentarem e atacarem os demogorgons, é revelado que o personagem estava possuído por uma entidade: o devorador de mentes. Temporadas depois, Vecna/Henry Creel (Jamie Campbell) foi apresentado como o responsável por isso, mantendo o protagonista como um espião da turma.
Com a volta de Eleven à cidade após um tempo com a irmã, Kali, foi possível cortar a relação entre os dois. Assim, a seguinte, começa com a energia positiva do verão de 1985, sem problemas à vista.
Até que Will ainda sente a presença do vilão e a luta recomeça. A terceira temporada traz a história de Billy Hargrove (Dacre Montgomery), irmão de Max (Sadie Sink), personagem que se juntou ao elenco principal na segunda.
No final, ele, sua mãe, irmão e Eleven se mudam para a Califórnia, onde a nova trama inicia. Lançada em 2022, a temporada apresenta a volta da família Byers à cidade onde tudo começou: Hawkins.
Ao permanecerem na cidade e lutarem contra o, agora revelado, Vecna, um grande portal para o mundo invertido se torna um grande problema para o local. No clima tenso e caótico, a temporada se encerra.
A produção deixou em aberto os tópicos sobre o que poderia acontecer aos personagens e o contexto por trás dos universos e vilões, enquanto os protagonistas observam a cidade devastada após as lutas.
Will Byers em Stranger Things: as revelações sobre o personagem na nova temporada
Dos seus poderes à vida pessoal, o arco de Will Byers tem sido explorado com mais profundidade pelos criadores da série.
Além da descoberta de que Max estava em outro universo - este que seria a mente de Henry Creel - enquanto estava em coma no mundo real, a revelação de um potencial poderoso do personagem foi um dos acontecimentos mais importantes da última temporada.
No episódio “Feiticeiro”, do último episódio do volume 1, a turma tenta resgatar as crianças levadas pelo governo como proteção contra os ataques do vilão. Ao colocarem em prática o plano na área proibida, onde um portal para o mundo invertido está aberto, ataques acontecem.
Enquanto as crianças são perseguidas pelos demogorgons e demodogs, variação dos antagonistas, soldados são atingidos pelos personagens principais. No momento em que Mike, Lucas e Robin encontram-se sem saída aos ataques e, em diferentes localizações, Will os salva.
Simultaneamente, os antagonistas flutuam e morrem da mesma maneira que Vecna faz com suas vítimas, que flutuam e têm seus ossos quebrados. Na cena, aparece com os olhos brancos e o nariz escorrendo com sangue, assim como acontecia com Eleven.
Além da apresentação de seus poderes, o vilão revela o controle do protagonista para que pudesse observar os amigos e evitar a execução de possíveis planos. Neste momento, decide agir contra Vecna, que admite ter o subestimado.
Apesar de enfrentar questões sobrenaturais que envolvem a física, Will também lidava com o emocional. Em “A Ponte”, episódio final do segundo volume, conversa com os amigos sobre a sua sexualidade, revelando que é homossexual.
A questão era debatida e teorizada por fãs durante a série. Uma das teorias mais populares até hoje é a de que seria apaixonado por Mike Wheeler, um de seus melhores amigos.
Por isso, há uma expectativa por parte dos fãs sobre o tópico, esperando uma confirmação. Além dele, especulam cenas em que seus poderes serão ainda mais fortes, explicando suas origens e, com isso, o que será feito.
Stranger Things: o que se sabe sobre o final da série
Após dois volumes de explicação sobre o mundo invertido e dúvidas sobre a trama, o último episódio marca o fim da série, com cinco temporadas disponíveis na Netflix.
Nas redes sociais, mortes de personagens são especuladas para o grande final. No entanto, Matt Duffer, um dos criadores da série, confirmou que não acontecerá um “massacre de protagonistas”.
Comparando ao “Casamento Vermelho”, que matou vários dos principais personagens de Game of Thrones, o Duffer adiantou que isso não aconteceria em Stranger Things. “Seria deprimente trazer esse tipo de trama”, comentou em entrevista à Variety.
Apesar disso, ele e o irmão, Ross, disseram que haverá a morte mais violenta de toda a série à The Times, mas não especificaram nomes.
Para o episódio, de título “O Mundo ‘Direto’”, são esperados encerramentos de tramas, como a relação de Will com o mundo invertido e o devorador de mentes, responsável por controlar o grande vilão, Vecna.
Com o formato de longa-metragem, o episódio terá 2 horas e 8 minutos de duração. Inclusive, sendo exibido em salas de cinema dos Estados Unidos e do Canadá, mesmo na véspera do Ano Novo; confira o calendário de lançamento da temporada:
- Volume 1 (episódios 1, 2, 3 e 4): 26 de novembro, às 22h;
- Volume 2 (episódios 5, 6 e 7): 25 de dezembro, às 22h;
- Volume 3 (episódio 8 - grande final): 31 de dezembro, às 22h,
Em alguns lugares do mundo, o final será lançado depois da virada do ano, no dia 1°, na Netflix e nas salas de cinema selecionadas. A diferença se dá pelo fuso horário global, que varia em cada região.
Mesmo sendo o último episódio da série, foi confirmado um spin-off, continuando a trama. Não há informações detalhadas sobre a produção, apenas que algumas questões não resolvidas em Stranger Things seriam desenvolvidas, segundo os irmãos Duffer.