Museu de Arte da UFC lança aplicativo de acessibilidade para pessoas com deficiência visual
O aplicativo lançado na última sexta-feira, 19, permite que pessoas com baixa visão ou deficiência visual total acessem o acervo do museu com recursos táteis e audiodescrição detalhada durante visitas
O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) lançou, na última sexta-feira, 19, um aplicativo de acessibilidade artística para pessoas com deficiência visual e com baixa visão. O projeto permite que, ao visitar o museu, o App Mauc e as peças táteis desenvolvidas pela equipe auxiliem como guia para expandir o acesso à arte.
Desenvolvido desde 2020, a ferramenta conta com oito exposições fixas de artistas cearenses como Antônio Bandeira, Aldemir Martins e Descartes Gadelha. Junto ao aplicativo, peças táteis das obras do acervo do museu foram desenvolvidas para promover nitidez e imersão durante a visita.
Leia mais
Além disso, uma exposição fotográfica temporária do artista e pesquisador Rogério Rodrigues, sobre as comunidades quilombolas do Ceará, também estará disponível no museu até fevereiro de 2026.
A cada sala de exposição, o visitante poderá acessar detalhes em áudio sobre a obra e o autor em português e inglês, além de audiodescrição detalhada. Segundo o aluno Mateus de Aquino, um dos estudantes da equipe de desenvolvimento visual do projeto, o objetivo foi “aplicar novas funções de acessibilidade na estrutura do site com texto alternativo, para que as pessoas com deficiência ou limitações visuais consigam transitar entre todas as páginas tranquilamente”.
A iniciativa também é uma colaboração com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e com a Universitária FM, para maior divulgação de arte e cultura cearense.