Museu da Orquestra de Barro Uirapurú celebra a arte cerâmica
Idealizado a partir da Escola de Artes e da Orquestra de Barro de Tércio Araripe, Sesc inaugura um museu com uma curadoria de objetos feitos somente de barro
O povoado de Moita Redonda, em Cascavel, tem o barro como matéria-prima abundante. Em homenagem à comunidade ceramista da região, o Serviço Social do Comércio (Sesc) inaugurou em dezembro de 2025 o Museu da Orquestra de Barro Uirapurú.
A curadoria do museu selecionou instrumentos corda, sopro e percussão, todos feitos de barro. A homenagem, então, se amplia para a comunidade ceramista e para quem transforma o barro em música.
O Museu passa a ser um convite para que os visitantes, sejam moradores, sejam turistas, conheçam a história da Orquestra de Barro de Cascavel, idealizado por Tércio Araripe.
Além da Orquestra de Barro, o Grupo Uirapurú também possui a Escola de Artes Moita Redonda. O espaço mantém a tradição da comunidade viva, passando o conhecimento da arte feita de barro e da música para as crianças.
“O trabalho que a gente desenvolve aqui, desde 2006, com a arte e com as crianças, não é só no sentido de formá-las como artistas, mas o de fazer que percebam o quanto é rica essa tradição e a cultura da família que fazem parte, assim como elas também podem se transformar sem perder as suas raízes. Isso é algo que a gente traz para a mente delas, para o convívio e a comunidade: o quanto é importante manter viva uma tradição, porque essa tem uma força que perdura no tempo, que é a força da ancestralidade, algo muito pulsante aqui”, explica Tércio Araripe,, em texto divulgado para a imprensa.
No mesmo texto enviado pela assessoria, o presidente do Sistema Facomércio, Luiz Gastão, destaca o impacto positivo da cadeia produtiva da economia criativa no Ceará. O Museu é uma forma de valorizar um trabalho passado de geração em geração.
Museu da Orquestra de Barro Uirapurú
- Onde: Comunidade de Moita Redonda (Estr. Mata Quiri Cascavel, 25 - Cascavel)
- Mais informações: @grupouirapuru