'Desobedientes': entenda história da nova série da Netflix

Nova série de drama e suspense da Netflix, 'Desobedientes' tornou-se uma das mais assistidas do streaming; entenda a história

11:26 | Out. 27, 2025

Por: Julia Vasconcelos/ Especial para O POVO
Inspirada em seita dos anos 1970, Desobedientes retrata uma instiuição para jovens problemáticos (foto: Divulgação/ Netflix)

Criada e estrelada por Mae Martin, "Desobedientes" (Wayward) teve estreia no dia 25 de setembro na Netflix e tornou-se uma das séries mais assistidas no streaming. Em oito episódios, a produção de drama e suspense conta a história da misteriosa instituição Tall Pines. 

LEIA TAMBÉM | O Monstro de Florença: conheça a história real da série da Netlfix

A série trata de temas como saúde mental, relações familiares disfuncionais, drogas, seitas e reabilitação. Além de Mae Martin ("Feel Good" e "SAP"), a série conta com Sydney Topliffe, Alyvia Alyn Lind e Toni Collette no elenco principal.

A história é inspirada em experiências reais de Mae Martin e sua amiga Nicole, que passou por uma instituição como Tall Pines durante a adolescência. A seita Syananon, da Los Angeles dos anos 1970, também é uma das inspirações para a produção.

Entenda a história de "Desobedientes"

(Atenção! O texto a seguir antecipa fatos e cenas da produção)

A narrativa começa com a chegada do policial Alex Dempsey (Mae Martin) à pequena cidade Tall Pines com sua esposa grávida, Laura (Sarah Gadon).

Por mau comportamento, as adolescentes Abbie (Sydney Topliffe) e Leila (Alyvia Alyn Lind) são enviadas para a misteriosa instituição Tall Pines, administrada por Evelyn Wade (Toni Collette).

Ao longo dos episódios, Alex observa que a cidade e o instituto não são o que aparentam e começa a levantar suspeitas contra Evelyn Wade. Enquanto isso, Abbie e Leila buscam meios de fugir do local e começam a trabalhar junto com o policial recém-chegado.

No último episódio, as jovens conseguem executar um plano de fuga e deixam a instituição escondidas em um micro-ônibus. A fuga dá início a uma perseguição por parte da polícia e de tutores da própria instituição.

Enquanto isso, Alex é capturado pelo policial Andrews (Brandon Jay McLaren), um veterano de guerra, e levado para Tall Pines. Lá, Evelyn Wade, a diretora do instituto, o espera para uma lavagem cerebral.

Paralelamente, Laura, a esposa de Alex, se articula para criar uma nova seita com outros moradores da cidade, a fim de derrubar a liderança de Evelyn. A diretora, por sua vez, sofre uma lavagem cerebral em uma reviravolta.

 

Ao tentar aplicar uma lavagem cerebral em Alex, ela é traída por Rabbit (Tattiawna Jones) e sofre o golpe em seu lugar. O policial, então, escapa da lavagem cerebral, mas corre o risco de perder a esposa e o bebê para uma seita que instaura a crença de que seu filho é de todos os habitantes.

Ele decide ficar na cidade e ajudar Abbie e Leila na fuga e as amigas resolvem se separar. Enquanto uma decide ficar na cidade, a outra vai embora prometendo voltar para buscá-la. O final abre margem para uma nova temporada, mas a Netflix ainda não confirmou continuação.