Família de Preta Gil decide que cinzas serão divididas entre familiares

Velada e cremada no último dia 25 de julho, Preta Gil terá cinzas divididas entre familiares e amigos

21:08 | Ago. 03, 2025

Por: George Sousa
Preta Gil morreu em decorrência de um câncer de intestino (foto: Reprodução/Instagram (@mynd))

As cinzas da cantora Preta Gil, velada e cremada no dia 25 de julho, serão divididas entre familiares e amigos.

As informações foram divulgadas no sábado, 2, na coluna do jornalista Ancelmo Gois no jornal O Globo. Filha do cantor Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha, Preta foi velada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em uma cerimônia cheia de homenagens e momentos emocionantes.

O ato de imortalizar a artista foi decidido pela família da cantora, cujo falecimento aconteceu em decorrência das complicações de um câncer de intestino.

Amigos e pessoas próximas de Preta, como Carolina Dieckmann e Gominho, terão uma pequena porção de suas cinzas para decidirem o melhor destino para elas.

Relembre o ocorrido com Preta Gil

A artista estava nos Estados Unidos fazendo tratamentos experimentais contra a doença, descoberta em janeiro de 2023. Preta havia passado por tratamentos como quimioterapia, radioterapia e cirurgias para a retirada de tumores.

Em meio ao tratamento, Preta precisou usar uma bolsa de colostomia definitiva, um dispositivo médico utilizado acoplado no corpo para que fezes e gases sejam eliminados do intestino grosso diretamente para a bolsa coletora fixada no abdômen.

"Eu estou acostumando com a minha bolsinha de colostomia. Dessa vez, eu tive que colocar uma bolsinha definitiva, e não provisória, como foi a do ano passado", afirmou a artista, internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

"Vou ficar para sempre com essa bolsinha e sou muito grata a ela. E as enfermeiras de ileostomia (procedimento de abertura no intestino delgado) estão me dando aulas e dicas de como será em casa", disse, em vídeo postado nas redes sociais.

Diagnosticada com câncer no intestino, também chamado de câncer colorretal, em 2023, Preta recebeu exames que apontaram a presença de um tumor do tipo adenocarcinoma na porção final do órgão.

Em 2024, amputou o reto como parte do tratamento e, em 29 de dezembro, passou por um novo procedimento cirúrgico, que durou 21 horas, e removeu novos tumores do intestino grosso.

Preta Gil usou redes sociais para mostrar o processo 

A cantora utilizava as redes sociais para informar os fãs sobre o estado de saúde. Após o anúncio de sua morte, a internet se encheu de homenagens à artista.

"Minha amiga se foi. Lutava com bravura, enfrentando a dor com coragem e sorrisos. A Preta foi a Preta até o fim. Forte, generosa, luminosa. Agora descansou. Ainda não consigo acreditar", escreveu Luciano Huck em postagem no Instagram.

O cantor Thiaguinho também utilizou da mesma plataforma para lamentar a perda. "Você nunca mais vai sair de mim. Nosso amor nunca foi desse plano. Tô destruído, um pedaço da minha história", afirmou ele.