Festival de Cinema de Vitória inicia com cearenses na competição
Três filmes cearenses são selecionados para o 32° Festival de Cinema de Vitória, no Espírito Santo
15:06 | Jul. 21, 2025
Em meio às 90 produções selecionadas, participam da 32ª edição do Festival de Cinema de Vitória (FCV), no Espírito Santo, três filmes cearenses. Iniciado no último sábado, dia 19, o evento gratuito vai até quinta-feira, 24, no Sesc da Glória.
Entre as produções do Ceará selecionadas, estão dois curtas e um longa-metragem. “Raposa”, de João Fontenele e Margot Leitão, e o longa “Centro Ilusão” foram exibidos no último domingo, 21. O primeiro, na programação da 15ª Mostra Quatro Estações. O segundo, de Pedro Diógenes, foi exibido na 15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas-Metragens.
Leia Também | Filme cearense vence prêmio de melhor longa do festival do Rio
O curta “Fenda”, de Lis Piam, terá exibição na próxima terça-feira, 22, no Teatro Glória, onde também foi exibido “Centro Ilusão”. O filme faz parte da 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e, assim como as outras produções dessa mostra, concorre ao Prêmio Canal Brasil de Curtas.
As produções selecionadas foram escolhidas entre 1.374 obras inscritas, divididas entre ficções, documentários, animações e experimentais. As 90 produções selecionadas competem pelo Troféu Vitória, com decisão do júri técnico do festival. O júri popular participa da votação para decidir quem leva o Troféu Vitória de Melhor Filme.
O evento homenageia Ney Matogrosso, que já participou de filmes como "Sonho de Valsa" e "Luz das Trevas - A Volta do Bandido da Luz Vermelha". Verônica Gomes, artista capixaba, é a outra homenagem da edição de 2025.
Sinopse de “Raposa”
Em uma pequena casa no interior do Ceará, mora Raposa, uma mulher com um jeito peculiar que chama a atenção de Lelé, um faz-tudo que trabalha na casa ao lado. A relação entre eles muda com sons estranhos vindos da casa de Raposa.
Sinopse de “Fenda”
Marta é uma cientista botânica que vive apartada de suas raízes quando aceita receber a visita de Diná, uma velha senhora doce e enxerida que tenta desesperadamente penetrar na sua intimidade.
Sinopse de “Centro Ilusão”
Dois músicos de gerações diferentes se conhecem em uma audição para um concorrido laboratório de música na cidade de Fortaleza. Tuca tem 50 anos e se sente frustrado com sua carreira. Kaio, de 18 anos, é um aspirante a artista que deseja fazer sucesso com suas próprias composições. Tentando conquistar essa vaga importante, os dois jogam suas esperanças e sonhos na possibilidade de serem aprovados.