Livro sobre a história do rock em Fortaleza é tema de debate no CCBNB

Bate-papo sobre o livro "Fortaleza Sônica" contará com a participação do autor George Frizzo, que apresenta sua pesquisa de 12 anos sobre a história do rock na Capital

08:48 | Jul. 15, 2025

Por: Sofia Herrero
Banda Siege Of Hate em apresentação no Cidadão do Mundo em 1997; George Frizzo, músico do grupo e sociólogo, organizou livro sobre história do rock em Fortaleza (foto: Sálua Maciel/Divulgação)

O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) recebe, nesta quinta-feira, 17, o lançamento do livro “Fortaleza Sônica”, do autor George Frizzo.

Com início às 19 horas, no 1º andar do mini auditório do CCBNB, a programação integra o evento Diálogos Literários do equipamento.

Na ocasião, o autor George Frizzo irá participar de uma roda de conversa, mediada pela jornalista Sofia Osório, para debater o processo, a ideia e o desenvolvimento do livro que celebra a história dos 50 anos do rock em Fortaleza.

Com duração de uma hora e entrada gratuita, os ingressos já podem ser retirados via plataforma OutGo.

Resultado de uma pesquisa feita pelo músico e sociólogo, com revisão de Alinne Rodrigues, a obra reúne mais de 200 entrevistas com músicos, produtores, empresários e jornalistas diretamente envolvidos na trajetória do gênero musical na Capital.

Leia também |"Histórias, nossas histórias": as lembranças das casas noturnas em Fortaleza

Fortaleza Sônica: mais de 900 páginas sobre o rock de Fortaleza

Com uma janela de pesquisa temporal delimitada, a obra “Fortaleza Sônica” se propõe a cobrir os feitos da cena entre a década de 1960 e os anos 2000, em Fortaleza.

No trabalho, são relatadas histórias dos profissionais que formaram bandas responsáveis por “dominar” bares, casas de shows e festivais na cidade. São mais de 100 fotos de grupos, além de capas de discos e cartazes de eventos que marcaram a cena.

Segundo os organizadores, o livro conta com mais de 900 páginas, incluindo agradecimentos, lista de apresentação dos entrevistados, colaboradores e bibliografia de referência. Foram 12 anos de pesquisa e coleta de material.

A publicação de “Fortaleza Sônica” ocorre em parceria com as editoras Monstra e Grind Ages, e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo.

(Colaborou Miguel Araujo / O POVO)

Diálogos Literários: lançamento do livro "Fortaleza sônica"

  • Quando: quinta, 17, às 19 horas
  • Onde: mini auditório do CCBNB (R. Conde d'Eu, 560 - Centro)
  • Quanto: entrada gratuita; livro no valor de R$ 120
  • Mais informações: @ccbnb_fortaleza