Lançamento de livro no CCBNB debate vivências LGBT+ nos anos 1990

Intitulado "Começando Albertina (nossa vida no armário nos anos 90)", livro parte das experiências da autora catarinense para explorar a formação de identidades queer

20:20 | Jun. 17, 2025

Por: Sofia Herrero
Intitulado Começando Albertina (nossa vida no armário nos anos 90), livro parte das experiências da autora catarinense para explorar a formação de identidades queer (foto: Reprodução/ Instagram)

Acontece no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), nesta quarta-feira, 18, o lançamento do livro “Começando Albertina (nossa vida no armário nos anos 90)”, da autora Deise Abreu Pacheco.

Ancorado no mês do orgulho LGBTQIAPN+, o livro explora, em suas camadas narrativas, as memórias pessoais e geracionais de Deise, a partir de práticas de leitura e escrita criativa.

Com acesso gratuito e início às 19 horas, na ocasião, a autora conversa com Mona Gadelha, cantora, compositora e colunista do O POVO+, sobre o processo de concepção do livro, seguido por uma sessão de autógrafos.

Na semana de lançamento, Deise Pacheco realiza oficina criativa que resgata as experiências da comunidade queer

Nos dias 16 e 17 de junho, Deise realizou uma oficina criativa com o objetivo de promover um espaço de fruição e criação literária, com foco nas vivências queer.

Natural de Santa Catarina e residente em São Paulo, a autora aproveita o período de lançamento para debater temas como memória, descobertas amorosas, cultura pop e as experiências que marcam a formação da identidade de pessoas LGBTQIAPN+.

Segundo a autora, a obra foi escrita no campo dessas realidades e, mais amplamente, no contexto de uma geração que “enfrentou muitos desafios para se reafirmar, especialmente em um país patriarcal e homofóbico como o Brasil”.

Lançamento do livro "Começando Albertina (nossa vida no armário nos anos 90)"

  • Quando: quarta-feira, 18, às 19 horas
  • Onde: CCBNB (R. Conde d'Eu, 560 - Centro)
  • Quanto: acesso gratuito. Para valor do livro, consultar autora
  • Mais informações: @pachecodeiseabreu e @ccbnb_fortaleza