Parada da Diversidade Sexual no Ceará 2025: saiba data, atrações confirmadas e mais
24ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará acontece em Fortaleza, com trios elétricos, homenagens e foco no direito de envelhecer com dignidade para a comunidade LGBTQIAPN+
No dia 29 de junho de 2025, Fortaleza recebe a 24ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, evento tradicional que acontece anualmente na Avenida Beira Mar, em Fortaleza.
Organizada pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), a expectativa é reunir cerca de um milhão de pessoas para celebrar o dia e o mês do Orgulho LGBTQIAPN+.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A data remete ao histórico manifesto ocorrido em 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, em Nova York, que marcou o início da luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+ como é conhecida hoje.
LEIA TAMBÉM | 4ª Pedal do Orgulho LGBTQIA+ reuniu diversidade e resistência nas ruas de Fortaleza
Parada da Diversidade Sexual no Ceará: tema e homenagens
A edição deste ano traz o tema “Quem chora por nós? Visibilidades, orgulho e direito de envelhecer”, destacando o enfrentamento à LGBTQIAPN+fobia e a luta pelo direito das pessoas da comunidade a envelhecerem com dignidade.
O evento presta homenagem a Thina Rodrigues, uma das fundadoras do movimento trans no Ceará, que faleceu em 2020 vítima da pandemia de covid-19.

LEIA TAMBÉM | Parada LGBT+ de SP promoverá feira cultural, corrida e premiações
Thina é referência nacional em ativismo pela população trans e travesti, símbolo da resistência e da busca por cidadania plena.
Parada da Diversidade Sexual no Ceará: programação e atrações especiais
A Parada contará com até nove trios elétricos, entre eles o Trioelétrica puxado pela jornalista Katiúzia Rios.
Pela primeira vez, o evento terá duas madrinhas: as travestis Viviane Venâncio e Labelle Rainbow.
"É uma honra imensa. É ser símbolo de apoio, respeito e representatividade. É estar ao lado da comunidade LGBTQIAPN+, levantando a bandeira do amor, da diversidade e da liberdade de ser quem se é", diz Viviane.
Para Labelle, "ser madrinha é um gesto de amor político". "É uma forma de dizer que nós existimos, resistimos e celebramos."
Ambas são ativistas que simbolizam a força, a coragem e a superação das pessoas trans, especialmente das pretas, em um cenário ainda marcado pela violência e pela exclusão social.
Parada da Diversidade Sexual no Ceará: importância social e política do evento
Realizada desde 1999, a Parada da Diversidade Sexual do Ceará é uma das maiores manifestações da população LGBTQIAPN+ no Estado, promovendo reflexão sobre representatividade política e direitos humanos.
Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais, o Ceará ocupa o segundo lugar no Brasil em assassinatos dessa população, com 107 casos entre 2017 e 2024, reforçando a urgência do debate e das ações de proteção.
Serviço — Parada da Diversidade Sexual no Ceará 2025
- Quando: 29 de junho de 2025 (domingo)
- Horário: a partir das 13 horas
- Onde: avenida Beira Mar, Fortaleza (em frente à Barraca do Joca)
- Entrada: Gratuita