Vida&Arte e EDR abrem inscrição para Prêmio Literário; saiba mais

Edições Demócrito Rocha (EDR) lança 1ª edição do Prêmio Literário Demócrito Rocha focada na cultura popular e tradições do Ceará

A Edições Demócrito Rocha (EDR), juntamente com o Vida&Arte, estão com inscrições abertas para a primeira edição do Prêmio Literário Demócrito Rocha. Focado na produção literária do Ceará, a premiação busca incentivar autores locais e contribuir para a concepção de histórias que abordem o Estado.

Iniciada nesta quarta-feira, 10, as inscrições são realizadas de forma on-line via site da Fundação Demócrito Rocha (FDR) e ficam abertas até o dia 25 de julho, última quinta-feira do mês.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Estreando em 2024, o Prêmio é uma das novas ações do Palco Vida&Arte, projeto do Grupo de Comunicação O POVO de fomento à cultura e arte do Ceará, na vertente de literatura.

Idealizado para resgatar uma tradição da EDR, o I Prêmio Literário Demócrito Rocha dá destaque à cultura popular, com o objetivo de evidenciar os gêneros literários da região – como a literatura de cordel –, além das narrativas de tradição oral de comunidades indígenas, afro-brasileiras, quilombolas e ciganas.

Leia também | Prêmio Literário Biblioteca Nacional abre inscrições

“A ideia é valorizar a voz do povo cearense em sua diversidade, além de oferecer estímulo à cultura leitora e ter um diferencial em relação a outros prêmios que já existem aqui no Ceará. A nossa vontade era fazer um prêmio que democratizasse o acesso à literatura, no sentido de gerar identificação com o público leitor", detalha a gerente-editorial das Edições Demócrito Rocha Lia Leite.

I Prêmio Literário Demócrito Rocha promove a cultura popular por meio da literatura

Na curadoria do Prêmio Literário – ao lado do também curador Atilio Bergamini e sob a coordenação de Valéria Xavier – Lia acrescenta que o propósito da premiação promovida pela EDR é a possibilidade de “democratizar o espaço dos territórios discursivos” dentro dessa linguagem artística.

Escritores cearenses e radicados no Ceará podem participar do I Prêmio Literário Demócrito Rocha. Os interessados devem cadastrar textos inéditos que estejam categorizados nos gêneros: prosa de ficção (romance, livro de contos ou livro de crônicas), poesia (livro de poemas) e ensaio social (pesquisa).

Confira | Fabiano Piúba aponta prioridades para as políticas de livro e leitura em 2024

Com resultado divulgado no dia 2 de setembro, com cerimônia de premiação realizada no palco principal do Theatro José de Alencar, os vencedores de cada categoria irão ganhar um prêmio em dinheiro no valor de R$3 mil, placa da condecoração e publicação dos livros pela Edições Demócrito Rocha de mil exemplares, além da versão em audiobook.

Conheça as categorias do I Prêmio Literário Demócrito Rocha:

  • Prosa de ficção: romance, livro de contos ou livro de crônica
  • Poesia: livro de poemas
  • Ensaio Social: pesquisa

I Prêmio Literário Demócrito Rocha

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar