Luizinho Duarte 70 anos: relembre trajetória do músico cearense

Nascido no dia 15 de março, o músico cearense Luizinho Duarte se destacou por seu talento com diversos instrumentos. Ele morreu em 2022 aos 67 anos

Considerado um dos grandes compositores do Ceará, Luizinho Duarte completaria 70 anos de idade nesta sexta-feira, 15 de março. Multi-instrumentista e intérprete, Luizinho se destacou na música nacional por seu talento com diversos instrumentos.

Baterista, arranjador, violonista e percussionista, Luizinho Duarte dedicou cerca de 50 anos à música. Fundador da Marimbanda, grupo que instrumental que mesclava os diversos ritmos brasileiros, o cearense chegou a trabalhar com grandes nomes da música brasileira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O artista morreu no dia 28 de abril de 2022 em decorrência de uma pneumonia. Em homenagem à vida e memória de Luizinho Duarte, relembre a trajetória do músico cearense que conquistou todo o País.

O multi-instrumentista Luizinho Duarte

Especialista em diversos instrumentos musicais, como bateria, percussão e viola, Luizinho era considerado referência na música instrumental brasileira. Passeando por diversos ritmos, o artista unia o baião, o xote, o frevo, o choro e o samba em seus trabalhos.

De Tim Maia a Elza Soares, Luizinho Duarte trabalhou com diversos artistas da MPB

No início da década de 1990, o cearense morou na cidade do Rio de Janeiro, onde teve contato com grandes nomes da música e chegou a trabalhar com diversas personalidades da época. Na lista de colaborações, Tim Maia, Elza Soares, Fagner, Zeca Baleiro, Maria Betânia e outras referências da MPB trabalharam com o músico cearense.

Como letrista, Luizinho Duarte compôs mais de 500 canções

Um dos maiores compositores do Estado, Luizinho tem mais de 550 composições creditadas em seu nome. A relação foi identificada pela pesquisadora Karine Teles em sua monografia da Uece “Garimpando Sons: Catalogação das Composições de Luizinho Duarte”, de 2017.

Inúmeros gêneros musicais foram celebrados em suas composições, como: afoxé, carimbó, fado, maracatu, batuque, bolero, marcha, valsa, salsa, xaxado, samba de gafieira, rumba, forró, lambada, cirandas e xote.

Além da Marimbanda, Luizinho integrou outros grupos musicais

No ano de 1999, Luizinho Duarte fundou o grupo Marimbanda. Com mais de 20 anos de atuação, o grupo mesclava os diversos ritmos brasileiros. O cearense também foi membro dos grupos Só com Z Trio, Metalira Big Band e Gargalhada Choro Banda.

Luizinho Duarte participou de projetos de incentivo à música

Grande incentivador da formação musical para crianças e jovens, Luizinho Duarte integrou diversos projetos como Festivais de Música na Ibiapaba, Fundação da Criança e da Família Cidadã, Orquestra de Barro Uirapuru de Cascavel, Orquestra de Sopros de Pindoretama e no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Luizinho Duarte Luizinho Duarte 70 anos vida e arte compositor cearense marimbanda homenagem musico cearense

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar