Disney recria voz de Robin Williams em curta especial dos 100 anos

Gênio da Lâmpada, dublado originalmente por Robin Williams, retorna para comemoração dos 100 anos da Disney

Celebrando nesta segunda-feira, 16, cem anos de fundação, a Disney promove diversas programações especiais para comemorar a data. Uma das ações inéditas foi o curta “Era Uma Vez um Estúdio”, lançado exclusivamente no streaming da Disney+.

Reunindo os personagens clássicos das inúmeras produções audiovisuais criadas ao longo dos 100 anos, o curta apresenta os vilões, princesas e heróis em novas animações que surpreenderam os fãs.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Um desses momentos foi a volta do Gênio da Lâmpada, personagem que foi dublado por Robin Williams em “Aladim”, de 1992. A “volta” do personagem para o curta especial contou com a voz original do ator, que faleceu em 2014.

Leia também | Disney completa 100 anos com sonhos mágicos e realizações para toda a família

“Robin, como o Gênio, significa muito para tantas pessoas e adoraríamos envolvê-lo. Então Dan Abraham [um dos diretores] ouviu os takes que não foram utilizados na gravação original e encontrou estes pequenos excertos que podíamos utilizar", explicou Bradford Simonsen à Variety.

De acordo com o produtor, foram utilizados recortes de gravações de Robin Williams como Gênio para recriar novos diálogos que foram exibidos em “Era Uma Vez um Estúdio”. Bradford Simonsen afirmou que a ideia foi autorizada pela família do ator.

Filha de Robin Williams se declara contra IA: ‘Acho perturbador’

A novidade no uso da voz de Robin Williams na produção da Disney surge após Zelda Williams, filha do ator, denunciar o uso indevido de inteligência artificial (IA).

“Várias pessoas têm treinado esses modelos para criar/recriar atores que não podem dar seus consentimentos, como o papai. Isso não é uma teoria, é algo muito, muito real. Já ouvi inteligências artificiais sendo usadas para fazer a ‘voz’ dele dizer o que quer que as pessoas queiram e acho isso perturbador, com as consequências indo bem além dos meus sentimentos pessoais”, disse.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

robin williams inteligencia artificial ia greve hollywood vida e arte disney 100 anos 100 anos disney homenagem disney

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar