MinC: Prêmio seleciona 40 livros inéditos escritos por mulheres

Premiação selecionará 40 livros inéditos desenvolvidos por mulheres ficcionistas nas categorias de romance, contos, crônicas, roteiro de teatro, poesia e quadrinhos

O Ministério da Cultura (MinC) realizará nesta quarta-feira, 5, o lançamento oficial do Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres. A iniciativa destinará R$ 2 milhões para a seleção de 40 livros inéditos desenvolvidos por mulheres ficcionistas nas categorias de romance, contos, crônicas, roteiro de teatro, poesia e quadrinhos.

Com isso, cada escritora selecionada receberá R$ 50 mil. A ação do MinC ocorre em alinhamento com o Ministério das Mulheres e com o Governo Federal dentro de iniciativas para reconhecer “as mulheres como protagonistas”. O edital completo do prêmio será divulgado nesta quarta-feira, 5.

Leia também | Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de despejo, se torna doutora honoris causa pela UFRJ

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As inscrições são gratuitas, feitas exclusivamente on-line e ficarão disponíveis de 12 de abril a 10 de junho de 2023. Para se inscrever, é necessário acessar o site Mapa da Cultura, do Governo Federal. Nesse endereço estará o formulário de inscrição e os espaços reservados para anexar os documentos requisitados. É necessário já ser cadastrada ou se cadastrar nas plataformas ID Cultura e Mapa da Cultura.

Para este prêmio, é considerada obra inédita "aquela que não tenha sido apresentada ou publicada de forma parcial ou completa - inclusive na internet, em sites, blogs e redes sociais - antes da inscrição e até a divulgação do resultado e premiação das vencedoras".

O intuito do prêmio é “promover, valorizar e difundir a literatura brasileira feita por mulheres, incentivar novas escritoras e estimular a formação de leitores de literatura feita por mulheres”.

Quem foi Carolina Maria de Jesus?

Homenageada no nome da premiação literária, Carolina Maria de Jesus foi uma importante escritora brasileira e autora do livro “Quarto de Despejo - Diário de uma Favelada”. Nascida em Minas Gerais em 1914, ela teve uma infância difícil, marcada pela fome e pela pobreza. Ao se mudar para São Paulo com seus três filhos, passou a viver em 1948 na Favela do Canindé.

Lá, começou a registrar em cadernos suas observações sobre a vida na favela e as experiências enquanto catadora de papel. Em 1960, lançou “Quarto de Despejo”, sucesso de vendas e com tradução para 16 idiomas. Carolina Maria de Jesus faleceu em 1977, vítima de uma crise de insuficiência respiratória.

Em 2021, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) concedeu o título de doutora honoris causa à escritora.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ministério da cultura minc carolina maria de jesus prêmio literatura vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar