Golpe Rock In Rio: vítimas expõem golpistas nas redes sociais

Golpistas agem via redes sociais e causam prejuízos altos às vítimas; Saiba como se prevenir e o que fazer em caso de golpe

Ingressos baratos, passagens aéreas e translado incluso é o sonho de muita gente que deseja curtir os shows do Rock In Rio. Mas pode ser um pesadelo: relatos de golpe tomaram conta das redes sociais. Entenda como acontece e como evitar ser vítima de criminosos.

As frases “Golpe RIR” e “Golpe Rock In Rio” estiveram entre os assuntos mais comentados no Twitter desde o início do festival, na última sexta-feira, 2.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Gente, boa tarde pra vocês pq pra mim tá sendo uma péssima tarde. Nunca achei que um dia iria passar por isso e como dizem por aí, tudo tem sua primeira vez! EU LEVEI UM GOLPE AO COMPRAR UM INGRESSO DO ROCK IN RIO”, escreveu um internauta em sua conta no Twitter. Como ele, centenas de pessoas também relataram ser vítimas da fraude. Confira relatos:

Como funciona

Os golpistas criam perfis falsos nas redes sociais e oferecem ingressos com preços abaixo da média, chamando a atenção dos interessados. A transferência, geralmente por pix, é feita pela vítima, que logo perde o contato com o golpista, que pode apagar a conta na rede social, ignorar ou bloquear.

Como prevenir

- Priorize a bilheteria oficial do evento;
- Desconfie de preços muito baixos ou pacotes que oferecem muitos benefícios;
- Em caso de compras por rede social, verifique a legitimidade do perfil: veja as publicações marcadas, tempo de conta e cruze com outros perfis de familiares e amigos;
- Não realize pagamentos antecipados;
- Se possível, receba o ingresso em locais públicos.

Caí no golpe, o que devo fazer?

A prática se enquadra no artigo 171 do Código Penal, no crime de estelionato. Nesse caso, é importante que a vítima reúna provas, tais como conversas, prints, comprovantes de transferências bancárias e qualquer outro meio que possa ajudar a investigação da polícia. Em seguida, realize um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou em sites de delegacias virtuais.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

golpe RockinRio estelionato Ingresso festivais

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar