Isaac Cândido interpreta sucessos de Fagner em show no Cineteatro São Luiz

O espetáculo reunirá projeções visuais de fotografias de Luciana Otoch e Drawlio Joca, com textos incidentais escritos e interpretados por Ricardo Guilherme e por Marcus Dias

“É com muita intimidade que eu conheço a obra do Fagner”, afirma o cantor, compositor, produtor cultural e empresário cearense Isaac Cândido. Desde novo, o músico nutre grande admiração - e ligação familiar - com um dos maiores nomes da música nacional: Raimundo Fagner. Para homenagear seu primo, Cândido realiza no Cineteatro São Luiz no próximo domingo, 21, às 18 horas, o show “Isaac Cândido Canta Fagner”.

Com direção musical de Lu D’Sosa e direção artística do jornalista e crítico musical do Vida&Arte, Marcos Sampaio, a apresentação terá releituras de canções selecionadas dos dez primeiros LP’s de Fagner, indo de “Manera Fruru Fru, Manera: O Último Pau de Arara” a “Fagner”. Os ingressos estão à venda no São Luiz e no site Sympla Bileto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O espetáculo também reunirá projeções visuais de fotografias de Luciana Otoch e Drawlio Joca, com textos incidentais escritos e interpretados pelo ator e dramaturgo Ricardo Guilherme e pelo poeta Marcus Dias, mais frequente parceiro artístico de Isaac Cândido. Além de Fagner, Isaac Cândido homenageará suas avós (Andrelina e Carmina Cândido), sua madrinha e irmã de Fagner (Elizete Lopes) e sua mãe, Francisca Cândido.

 

A ideia para o espetáculo vem sendo “maturada” há quase 30 anos, acompanhando o início da carreira de Isaac Cândido. Ele comenta que sempre teve vontade de fazer uma releitura da obra do Fagner, e acredita que este é o momento certo para isso. “Foi um momento chave na minha carreira, porque me encontrei novamente com as composições. Eu volttei a compor em um desespero de tentar recuperar um tempo perdido por conta de ter me dedicado mais à produção nos últimos 15 anos. Eu passei a cuidar mais de shows das outras pessoas do que de mim”, explica.

Ele acrescenta: “Agora, com a pandemia, depois de muita reflexão e de ver minha obra parada, pensei sobre o que eu queria nos meus próximos anos. Esse reencontro com a minha música foi fundamental, o ponto-chave para tudo isso acontecer”.

Assim, Isaac ilustra que o show será uma forma de atrair mais pessoas para acompanhar seu trabalho e conhecer sua obra. “A ideia é ampliar esse trabalho, e essa visibilidade para que outras pessoas depois tenham acesso ao trabalho de composição que é tão rico e tão intenso, com quase 600 composições”, revela.

A escolha das músicas aconteceu há quase 20 anos, quando Cândido pediu a amigos e jornalistas indicações de 15 músicas de Fagner que achassem as mais significativas. Assim, ele levará ao público o resultado dessa pesquisa, com um recorte que deixou de fora algumas das canções mais pedidas por fãs do homenageado, a exemplo de “Conflito” e “Asa Partida”.

Isaac, então, quis montar um repertório com músicas com as quais se identificasse e que pudessem ter ligações com obras futuras suas: “Eu não canto nenhuma poesia com a qual eu não me identifico ou que não tenha ligação direta com o que eu quero dizer ou deixar para as pessoas. Eu tenho um filho de 7 anos, e tudo que estou fazendo hoje serve como forma de registro para deixar para ele, para que ele veja as poesias que seu pai deixou. Isso, para mim, é de extrema importância”.

Admiração em família

O músico cearense também aponta que o show não busca comparações sobre as interpretações dos dois artistas, mas oferecer outras leituras sobre a obra de Fagner. Em meio a essa ligação familiar, Isaac afirma que não chegou a ter tanto convívio com Fagner, mas o “primeiro relacionamento” veio com a sua obra, recebendo “em primeira mão” os seus LPs. Foi a sua música, por sinal, que deu à Cândido a oportunidade de “conhecer um outro universo” sonoro, quando ainda morava em Orós.

“Eu conheço muito a obra dele, principalmente as do começo da carreira. Ela está muito viva na minha memória, e era muito legal a consideração que ele tinha pela minha mãe. Os LP’s chegavam autografados, sempre de forma muito carinhosa para a minha mãe, tendo ela morado com o Fagner e sua família na época que ele estava começando a carreira”, relata.

Segundo Isaac, a consideração de Fagner por sua família também veio em outros momentos, quando a ajudou em momentos de dificuldade financeira ao saírem de Orós para morar em Fortaleza. “Eu tenho um respeito muito grande por ele. Meu pai saiu do Interior praticamente falido e, se não fosse a ajuda do Fagner, talvez eu não tivesse a obra que tenho hoje, por ter deixado morar em sua casa sem pagar aluguel”, comenta.

Cândido complementa: “Foi de extrema importância para que eu tivesse um pouco mais de tranquilidade para compor, porque eu poderia ter seguido um outro rumo na minha vida. Então, isso é uma gratidão que eu vou ter para o resto da minha vida, porque ele ajudou minha família de forma muito direta”.

A ideia é que o projeto alcance outras cidades, e Isaac revela o desejo de uma turnê pelo interior cearense - Quixadá, Iguatu e Sobral são alguns dos municípios que serão contemplados. Outro lugar que também pode receber o espetáculo é Orós, sua cidade natal - podendo ser, então, a primeira apresentação de Isaac em sua terra.

A produção de Isaac não para. Ele também planeja futuramente lançar oficialmente seu álbum “Pra Visitar Aldeias”, levar ao público o disco “Então, Sou Pássaro No Ar” e também retomar a agenda de shows do projeto “Somos Todos Nós Assim”, feito em parceria com os cantores e compositores cearenses Davi Duarte e Pedro Frota.

Isaac Cândido Canta Fagner

Quando: domingo, 21, às 18 horas
Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro)
Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia); vendas na bilheteria física e no site Sympla Bileto
Mais informações: @isaaccandidojr

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

isaac cândido fagner isaac cândido canta fagner cineteatro são luiz vidaearte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar