Curta dirigido por cearense vence prêmio no 75º Festival de Locarno

"Soberane" tem direção assinada por Wara e acompanha a vivência de Hakan em Cuba

O curta "Soberane" foi anunciado neste sábado, 13, como o vencedor da categoria "Melhor Curta Internacional" no 75º Festival de Locarno, na Suíça.

O filme, apesar de ser declarado como cubano pelo site do evento, é dirigido e roteirizado por Wara, pessoa indígena e não-binária, que ainda atua na produção.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Wara nasceu em Fortaleza e estuda na Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba (Eictv) desde 2018.

Em "Soberane", explora a jornada de Hakan a partir da decisão de viver em Cuba e deixar para trás o Brasil, seu país de origem.

Tenha acesso a todos os colunistas. Assine O POVO+ clicando aqui

Em entrevista à coluna do repórter João Gabriel Tréz, que será veiculada no Vida&Arte neste domingo, 14, Wara afirma que a história do curta nasceu da vontade de "dar sentido pra todo o caos" que acontecia no ano de 2020.

Brasil no Festival de Locarno

Além de "Soberane', outros filmes dirigidos por brasileiros ganharam prêmios no Festival. Destaque para "Regra 34", de Julia Murat, que recebeu o Leopardo de Ouro, prêmio máximo do evento.

O último filme brasileiro que conquistou o título foi "Terra Transe", de Glauber Rocha, em 1967.

"Big Bang", dirigido por Carlos Segundo, venceu "Melhor Curta-Metragem de Autor".

Já "É Noite Na América", com direção de Ana Vaz, recebeu Menção Especial no Prêmio Leopardo Verde de Melhor Filme Ecológico.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cinema cinema brasileiro soberane wara festival de locarno

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar