Escola de gastronomia realiza aulas sobre alimentos locais e politização

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco realiza duas aulas sobre a importância dos alimentos locais e a politização na gastronomia

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco promove duas aulas gratuitas e on-line entre quarta-feira, 10, e quinta-feira, 11, como ações de inauguração do 5º Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social.

O projeto servirá como um amibente de pesquisa, desenvolvimento e inovação de atividades que valorizam os saberes da população cearense. As pesquisas propostas ocorrerão a partir do coco babaçu, em Barbalha; da cajuína, em Aracoiaba; e da cultura alimentar, em Icó.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Como forma de inaugurar essa iniciativa, haverá duas aulas com a professora Elaine de Azevedo, que é nutricionista, doutora em Sociologia e responsável pelo podcast “Panela de Impressão”.

A primeira formação acontecerá na quarta-feira, 10, e focará na temática “Locavorismo”. O conceito se refere a um movimento alimentar que prioriza a compra e o consumo de alimentos locais. Na data, ela abordará questões que envolvem o aumento da qualidade de vida, as práticas ecológicas e a sustentabilidade.

Na quinta-feira, 11, ocorrerá uma aula sobre a “Politização da Gastronomia”. A professora mostrará a gastronomia a partir de um viés político, econômico e cultural. Neste contexto, a culinária é importante para o desenvolvimento rural, a proteção ambiental e a reconciliação racial.

As atividades, que são gratuitas, estão com inscrições abertas em formulário do Google. O link e mais detalhes estão disponíveis no site da Escola de Gastronomia Social.

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui

Programação das aulas

quarta-feira, 10, às 17 horas
- Locavorismo: o poder do alimento local

quinta-feira, 11, às 17 horas
- A politização da gastronomia

Aula inaugural do 5º Laboratório de Criação

Quando: quarta-feira, 10, e quinta-feira, 11, às 17 horas
Onde: no Google Meet
Inscrições: no site da Escola de Gastronomia

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vidaearte gastronomia social escola ivens dias branco laboratorio de criacao cultura alimentar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar