Duda Beat destaca desafios: "Ainda luto para tocar numa rádio do Sudeste"

Cantora pernambucana destaca os êxitos, desafios e próximos passos da carreira: 'Precisamos ser pioneiras também nas coisas que colocamos no mundo'

Duda Beat está de volta aos palcos do seu estado natal. Desde o início da pandemia de covid-19, em 2020, a recifense lançou um novo álbum, "Te Amo Lá Fora" (2021), e colheu diversos frutos do trabalho - uma turnê na Europa com ingressos esgotados e um convite para cantar no Rock in Rio, em setembro, são exemplos.

"Acho que essa Duda volta muito forte, muito potente, muito segura de si e das coisas que colocou no mundo. Passar pela minha terra natal é maravilhoso, não apenas por ver minha família na plateia, mas os meus conterrâneos", diz, em entrevista ao Jornal do Commercio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Duda é um nome atual que seguiu um roteiro um tanto clássico — outros artistas pernambucanos migraram para o Rio de Janeiro, onde construíram a base da carreira e conseguiram fama nacional. Prova disso foi a presença da cantora na festa carioca "Viva Recife", ao lado de Alceu Valença e Lenine, dois conterrâneos fincados em terras fluminenses.

Quando o manguebeat completa 30 anos, a música pernambucana segue produzindo experimentações e buscando abrangência nacional. Duda, por exemplo, chamou Cila do Coco para abrir seu disco mais recente, em participação na faixa "Tu e Eu".

"Eu misturei as minhas referências de vida, que são coco, maracatu e forró, com as coisas do mundo. Isso foi algo que consegui equilibrar para poder ter uma sonoridade diferente. Acho que pode ser um bom conselho, talvez: tentar equilibrar as coisas pra poder ir pegando cada vez mais o seu espaço", diz Duda, quando questionada sobre o que diria para novos artistas da terra.

"O maior conselho que posso dar, de fato, é acreditar na sua verdade, colocar a sua verdade na música e não conseguir fórmulas. É muito fácil seguir uma fórmula que está dando certo, mas precisamos ser pioneiras também nas coisas que colocamos no mundo", completa. 

Apesar de todo o sucesso, a cantora admite que ainda luta para abrir algumas portas. "É uma luta diária para conquistas. Eu ainda hoje luto para tocar numa rádio do Sudeste, por exemplo".

Duda Beat lançará várias parcerias com artistas que admira, incluindo um feat. com Pabllo Vittar, ainda neste ano. Em outubro ou novembro, será lançado um novo projeto que deve ter algumas músicas inéditas. Mas disco novo só em 2023.

"Quero continuar rodando com a turnê do "Te Amo Lá Fora", pois lancei meu disco num momento em que não tínhamos shows. Esse é um disco super especial para mim", finaliza.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Duda Beat pop música vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar