Luciano Huck muda de assunto quando Gilberto Gil cita ditadura militar

Episódio aconteceu durante conversa sobre 80 anos de Gilberto Gil no programa "Domingão com Huck" deste domingo, 26

Em comemoração aos 80 anos de Gilberto Gil, o cantor esteve no Domingão com Huck (Rede Globo) neste domingo, 26. Na ocasião foi entrevistado pelo apresentador Luciano Huck para falar da vida e carreira, e comentou o fato de ter sido preso pela Ditadura Militar em 1968. Quando Gil relacionou com o cenário político atual, de pessoas que querem a volta da ditadura, Luciano rapidamente mudou de assunto, o que fez internautas criticarem a postura do apresentador.

O tema teve início quando Gil relembrou a censura e a prisão na década de 1960. "Nós (Gilberto e Caetano Veloso) fomos presos no dia 27 (de dezembro, de 1968), quinze dias depois do AI-5. E, aí, passamos janeiro, fevereiro, saímos na quarta-feira de cinzas da prisão. Aí, ficamos em prisão domiciliar em Salvador mais seis meses e saímos para o exílio em julho de 1969", contou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Huck respondeu ao cantor: "Só para a juventude que nos assiste, eu acho importante". O apresentador continuou: "Você imaginar que por você ter divergências políticas ou por você ter opiniões diversas você passa quatro meses na cadeia e seis meses em prisão domiciliar por pensar diferente do outro, você vê a insanidade que é hoje em dia as pessoas tentarem discutir que você não pode pensar diferente do outro".

A deixa permitiu a crítica do artista, agora sobre o Brasil atual. "E muitos até querendo que aquele modelo de governança, aquele modelo de hegemonia do Estado volte, querendo... Tanta gente querendo a ditadura de novo", lastimou Gil. Nesse ponto, Huck deu uma nova direção à conversa. "Agora é o seguinte, vamos voltar à vida de Gilberto Gil. Vocês não querem ver a cozinha como ficou?", convidou Gilberto e a família.

Na internet, usuários relacionaram o comportamento de Luciano Huck com sua suposta aproximação política pelo atual presidente Jair Bolsonaro, que já declarou ser a favor da ditadura militar. Na disputa entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT) em 2018, o apresentador disse ter votado em branco.

Confira reações na web:

Envolvimento político de Luciano Huck

Há anos Huck está nos bastidores da política e seu nome já foi cogitado para concorrer à presidência. Desde 2014, tem assumido posicionamentos como apoiar Aécio Neves (PSDB) na disputa contra Dilma Rousseff (PT).

Em 2018, foi cotado como candidato do PPS (atual Cidadania) à Presidência, mas acabou desistindo por questões familiares e para manter seu programa na Rede Globo. Participa do Movimento Renova BR, fundado pelo empresário Eduardo Mufarej que já elegeu nomes como a deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP), Tiago Mitraud (Novo-MG) e Alessandro Vieira (PSDB).

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

gilberto gil luciano huck censura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar